39º Festival AlmadaEspectáculos portugueses

Se eu fosse Nina

Texto e encenação de Rita Calçada Bastos

Close2Paradise (Lisboa)

Interpretação
Carla Maciel
Desenho de luz
Paulo Santos
Cenografia e figurinos
Rute Osório de Castro
Música e espaço sonoro
Hugo Neves Reis
Produção executiva e vídeo
Raul Ribeiro
Co-Produção
Teatro São Luiz e EGEAC
Língua
Português
Duração
1h00m
Classificação
M/12

Vivemos num mundo em torno de duplicidades e mentiras ardilosas.
Perante elas por vezes ficamos demasiado fracos. É assim.
In Se eu fosse Nina

Através de um trabalho de escrita e dramaturgia, Rita Calçada Bastos estabelece um diálogo de suposições e conjecturas entre uma Nina roubada aos textos A gaivota, de Anton Tchecov, e à sua própria biografia: “O que teria acontecido a Nina, se não tivesse ido viver para Moscovo, para um quarto de hotel, entregue aos delírios da paixão por Trigorin? De que forma as nossas escolhas influenciam o lugar onde estamos?”, interroga-se a criadora. Se eu fosse Nina reflecte, através de um exercício a solo, acerca do limite entre a ficçã o teatral e a realidade, o universo de escolhas e a sua consequência práctica, e as próprias camadas de representaçã o: uma ode à resistência. Uma personagem presa dentro de um teatro e uma actriz que a quer salvar. Tudo em frente a um espelho demasiado turvo, que não nos devolve uma imagem límpida.
Como revelou a autora e encenadora numa entrevista ao jornal Público, em Março de 2021, a propósito da estreia deste projecto na sala virtual do Teatro Municipal São Luiz, esta é uma personagem que existe também no meio de um nevoeiro e de uma indefiniçã o existencial: “Essa ideia de nevoeiro e de confusão moveu-me muito na escrita, através desta necessidade de encontrar várias vozes para tentar salvar esta personagem, esta actriz, esta autora”.


EN Through a work of writing and dramaturgy, Rita Calçada Bastos establishes a dialogue of assumptions and conjectures between a Nina stolen to the texts The Seagull, by Anton Chekhov. If I were Nina reflects, through a solo exercise, about the boundary between theatrical fiction and reality, the universe of choices and its practical consequences, and the very layers of representation. We meet a character who is trapped in the theatre and an actress who wants to save her.


ALMADA

Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Experimental

TER 05

QUI 07

SÁB 09

SEG 11

QUA 13

DOM 17

21h30

21h30

16h00

21h30

21h30

18h00


mostrar mais
Back to top button