39º Festival AlmadaEspectáculos estrangeiros

ödipus

Édipo

Texto de Maja Zade | Encenação de Thomas Ostermeier

Schaubühne am Lehniner Platz (Berlim, Alemanha)

Interpretação
Caroline Peters
Christian Tschirner
Isabelle Redfern
Renato Schuch
Cenografia
Jan Pappelbaum
Figurinos
Angelika Götz
Composição musical
Sylvain Jacques
Vídeo
Matthias Schellenberg
Thilo Schmidt
Dramaturgia
Maja Zade
Desenho de Luz
Erich Schneider
Língua
Alemão
Legendado em português
Duração
2h10m
Classificação
M/16

Uma casa de férias na Grécia: Christina, dona de uma empresa de químicos, e o seu jovem namorado e também empregado, Michael, aproveitam o sol antes do nascimento do primeiro filho. Ela prepara uma bebida enquanto ele foi correr. Chega o irmão de Christina, Robert, e confronta Michael, que secretamente ordenou uma investigação sobre um acidente envolvendo um dos camiões da empresa, que terá lançado pesticida num lago. Começa uma violenta discussão. Entretanto chega também a melhor amiga de Christina, Theresa. Os problemas da empresa adensam-se, arrastando consigo problemas familiares. São revelados segredos. São ditas palavras muito duras. Um dia que começou feliz termina em tragédia. Neste espectáculo, o encenador alemão Thomas Ostermeier revisita o mito de Édipo Rei. Porém, em vez da peça de Sófocles, opta por
um texto original da dramaturga alemã Maja Zade, que traz a história para o presente. ödipus mostra-nos como uma vida pode mudar completamente de um segundo para o outro. O que acontece quando aquilo que sempre acreditámos ser verdade se revela uma mentira?
Thomas Ostermeier regressa a Almada com a Schaubühne, a histórica companhia alemã cuja direcção artística assumiu em 1999. Vencedor do Prémio Europa – Novas Realidades Teatrais, em 2000, e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2011, Ostermeier é um dos mais reconhecidos encenadores europeus, que gosta de abordar quer textos contemporâneos, quer os clássicos da dramaturgia universal, mas procurando sempre uma abordagem actual e arrojada.


EN Noted primarily for his ability to deliver electrifying, highly charged versions of canonical texts, the prolific director Thomas Ostermeier revisits Oedipus Rex. However, instead of Sophocles’ play, he opts for an original text by German dramatist Maja Zade, adapting the ancient myth to the present. Through a strikingly modern, minimalist writing style and a suspenseful plot, audiences will watch a story unfolding in present-day Greece, where a family of German industrialists spend their vacation.


ALMADA

Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Principal

QUI 14

SEX 15

19h00

21h30


mostrar mais
Back to top button