40º Festival AlmadaEspectáculos estrangeiros

Minuit

Meia-noite

Coreografia de Yoann Bourgeois, com a cumplicidade de Marie Bourgeois e Olivier Mathieu

Yoann Bourgeois Art Company (França)
Co-produção: Tandem Scène Nationale Arras Douai; l’Agora Centre Culturel PNAC Boulazac Aquitaine; CCN2 – Centre chorégraphique national de Grenoble | Apoio: Institut Français du Portugal

Interpretação
Marie Bourgeois
Olivier Mathieu
Yoann Bourgeois
Música
Laure Brisa
Philip Glass
Desenho e operação de som
Antoine Garry
Desenho e operação de luz
Jérémie Cusenier
Figurinos
Sigolène Pétey
Narração em português
Luís Madureira
Director técnico
Nicolas Anastassiou
Director de cena
Eric Prin
Excerto de
Chroniques 3 des jours
entiers et des nuits entières
de Xavier Durringer,
publicado por éditions
Théâtrales, editora
e agente do autor
Voz-off em português
Luís Madureira


Duração
1h05m
Classificação
M/12

QQuando em 2014 estreou Minuit, Yoann Bourgeois quis deixar claro que esta sua nova criação marcava o início de um projecto de vida. E atribuiu-lhe um subtítulo: Tentativas de aproximação ao ponto de suspensão. Como se estivesse a levar a cabo uma análise à gramática do seu processo criativo. Tratou-se de um presente que resolveu dar a si próprio, numa altura em que a sua carreira atingia já um elevado ponto de maturidade e reconhecimento. “Esta idade não representa um limite objectivo, nem uma realidade temporária. Independentemente do número de dias que nos restam, mesmo fazendo prognósticos audaciosos, esse será sempre um tempo curto. O meu programa é desarmar o tempo. Algo obviamente impossível. Mas podemos tentar”, escreveu então.
E esse esforço resultou num espectáculo leve como uma pluma esvoaçante, no qual as músicas inebriantes dos solos da harpa nos levam pelos caminhos de um sonho. Ao mesmo tempo, este é um projecto assumidamente teatral, no que diz respeito à sua materialidade. Resumidamente, podemos alvitrar que o novo-circo vai ao teatro, e que estas duas linguagens se fundem, num estudo da relação corpo/força. Em perpétua renovação, Yoann Bourgeois trabalha actualmente na concepção de um espaço criativo experimental no maciço de Chartreuse, que articulará a pesquisa poética com a sensibilização ambiental.

Yoann Bourgeois é um artista internacionalmente reconhecido que sempre se empenhou em derrubar barreiras entre disciplinas artísticas. Criou a sua própria companhia em 2010, depois de ter trabalhado com destacados coreógrafos. Director do CCN2 de Grenoble entre 2016 e 2022 foi o primeiro artista de circo a dirigir uma estrutura nacional dedicada à coreografia. Actualmente continua o seu desenvolvimento artístico através de criações, colaborações e workshops um pouco por todo mundo com a sua nova companhia Yoann Bourgeois Art Company. Sempre atento ao ambiente que o rodeia incorpora essa atmosfera, o melhor da sua energia e das suas especificidades, nas suas criações.


EN “This show consists on a clownish and existential attempt to get back upright in the strict sense of the word, so that you can stand up and speak, even when everything is going against you. This becomes a metaphor for both the circus and life as a whole. Keeping your balance in the middle of opposing forces, which push and pull at you, takes a lot of work, a fair amount of obstinacy, and an unfailing sense of humour. Then, finally, there comes the inexorable fall”. Yoann Bourgeois, on Minuit.


ALMADA

Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Principal

QUI 13

SEX 14

21h30

19h00


mostrar mais
Back to top button