KALAKUTA REPUBLIK
Conceito e coreografia de Serge Aimé Coulibaly
INTÉRPRETES:
Adonis Nebié
Marion Alzieu
Sayouba Sigué
Serge Aimé Coulibaly
Ahmed Soura
Ida Faho
Antonia Naouele
CRIAÇÃO MUSICAL:
Yvan Talbot
CRIAÇÃO VÍDEO:
Eve Martin
DRAMATURGIA:
Sara Vanderieck
ASSIST. DO COREÓGRAFO:
Sayouba Sigué
CENOGRAFIA E FIGURINOS:
Catherine Cosme
DESENHO DE LUZ:
Hermann Coulibaly
DIRECÇÃO TÉCNICA:
Sam Serruys
DURAÇÃO:
1h30 (c/ pausa)
CLASSIFICAÇÃO:
M/12
Kalakuta Republik foi o nome com que o compositor (e criador do afrobeat) Fela Kuti (1938-1997) baptizou a sua casa: a cela em que o haviam encerrado na primeira vez em que foi preso, revelou um dia, chamava-se justamente “Kalakuta”. O coreógrafo Serge Aimé Coulibaly inspirou-se na vida do músico e activista nigeriano para criar um espectáculo que nos confronta com uma África sem clichés. Não nos são dadas respostas, mas são-nos colocadas várias perguntas: o que faz com que nos unamos em torno de uma causa? E de um líder? Quais os limites da liberdade individual no seio de um movimento colectivo? Coulibaly vai ao encontro da posição do pensador esloveno Slavoj Zizek: “Fazer um carnaval é fácil: mas o que importa é o dia seguinte, quando regressarmos à vida quotidiana e enfrentar-mos a mudança”. Kalakuta Republik estreou em 2017 e foi um dos êxitos do último Festival d’Avignon.
Serge Aimé Coulibaly (n. 1972), natural do Burquina Faso, veio para a Europa em 2002, criando a sua própria companhia – o Faso Danse Théâtre -, através da qual interpela as suas origens africanas e cujos espectáculos reflectem sobre as questões relacionadas com este continente. No seu país de origem criou o Ankata: um laboratório internacional para a pesquisa em torno das artes performativas. Alain Platel considera Coulibaly “um artista fascinante, que constrói pontes artísticas entre a Europa e África”.
The life of the Nigerian musician and activist Fela Kuti inspired Serge Aimé Coulibaly to create a performance about Africa whose title consists in the name given by Fela Kuti himself to the house he lived in: Kalakuta Republik. The show premiered in 2017 and it was one of the major hits of the last Festival d’Avignon.
ALMADA
ESCOLA D. ANTÓNIO DA COSTA
Palco Grande
SEX 06 |
22h00 |