ISABELLA’S ROOM
O quarto de Isabella
Direcção de Jan Lauwers
INTERPRETAÇÃO:
Viviane De Muynck
Anneke Bonnema
Benoît Gob
Hans Petter Dahl
Maarten Seghers
Julien Faure
Sarah Lutz
Sung-Im Her
Misha Downey
MÚSICA:
Hans Petter Dahl
Maarten Seghers
DANÇA:
Julien Faure
Ludde Hagberg
Sarah Lutz
Sung-Im Her
FIGURINOS:
Lemm&Barkey
CENÁRIO:
Jan Lauwers
DESENHO DE LUZ:
Jan Lauwers
Marjolein Demey
DESENHO DE SOM:
Dré Schneider
LÍNGUA:
Inglês e francês
legendado em português
DURAÇÃO:
2h00
CLASSIFICAÇÃO:
M/12
Oquarto de Isabella prova que os espectáculos de culto existem: estreou em 2004 no Festival d’Avignon e viajou por mais de 100 cidades em todo o Mundo. 2018 constitui o fim desta aventura e a ocasião para nos despedirmos de Viviane De Muynck, que a revista Les Inrockuptibles aclamou como “a melhor actriz viva”. Na origem desta “tragicomédia musical” encontra-se o espólio arqueológico que Jan Lauwers herdou do seu pai: o pretexto para a criação da figura de Isabella Morandi. Envelhecida e cega, esta mulher vive nos arredores de Paris rodeada de objectos exóticos roubados em África. A sua biografia imaginária constitui uma viagem pelo século XX : as duas Grandes Guerras, Hiroshima, o colonialismo, o modernismo e o ressurgimento da extrema-direita na Europa. O Libération considerou a encenação de Lauwers “explosiva”, ao passo que o Le Monde sublinhou que “o espectáculo fica connosco depois de ter acabado”.
Jan Lauwers (n. 1957) é um dos expoentes máximos dos artistas que se dedicam aos cruzamentos interdisciplinares. Durante os últimos 20 anos tem suscitado a admiração do público e da crítica pelo seu percurso com a Needcompany, que fundou com Grace Barkey em 1986. Este colectivo apresenta-se a si próprio como internacional, multilingue e pluridisciplinar. Entre as suas criações encontram-se The lobster shop (2006), The porcelain project (2007) e The deer house (2008).
Isabella’s Room has been on tour since its premiere, in 2004. This journey ends this year and we’ll surely want to say goodbye to Isabella Morandi, the character sublimely played by Viviane De Muynck. Jan Lauwers wrote this play after his father had left him several exotic objects plundered from Ancient Egypt and black Africa. Isabella, whose life spans almost the entire 20th century, lives in Paris surrounded by them.
ALMADA
ESCOLA D. ANTÓNIO DA COSTA
Palco Grande
DOM 08 |
22h00 |