36º Festival Almada

Dr. NEST

de Anna Kistel, Benjamin Reber, Björn Leese, Fabian Baumgarten, Hajo Schüler, Mats Suethoff e Michael Vogel
Direcção de Hajo Schüler

FAMILIE FLÖZ (Berlim, Alemanha)
Co-produção: Theaterhaus Stuttgart, Stadttheater Wolfsburg e L’Odyssée Périgueux
Apoio: Schleswig-Holstein Music Festival, Theater Duisburg, Hauptstadtkulturfonds e Fonds Transfabrik

CO-DIRECÇÃO
Michael Vogel
MÁSCARAS
Hajo Schüler
MÚSICA
Fabian Kalbitzer
CENOGRAFIA
Rotes Pferd (com Christian Eckelmann e Felix Nolze)
FIGURINOS
Mascha Schubert
DESENHO DE SOM
Dirk Schröder
DESENHO DE LUZ
Reinhard Hubert
INTERPRETAÇÃO
Anna Kistel
Benjamin Reber
Björn Leese
Fabian Baumgarten
Mats Suethoff
DIR. DE PRODUÇÃO
Gianni Bettucci
PRODUÇÃO
Dorén Grafendorf
Julia Danila

 

DURAÇÃO
1h30
CLASSIFICAÇÃO
M/12

Plebiscitada pelo público na edição de 2 018 do Festival de Almada, dessa forma fazendo com que volte a apresentar-se este ano como Espectáculo de Honra, esta criação dos Familie Flöz inspira-se em estudos de casos verdadeiros realizados no fervilhante domínio da neurologia. O Dr. Nest abre ao público as portas de um estabelecimento psiquiátrico ao mesmo tempo imaginário e plausível (Villa Blanca), onde se dedica a observar os bizarros comportamentos dos seus residentes e funcionários – que rapidamente se transformam em passageiros e tripulação de uma inesperada nave em viagem pelos mistérios da ainda opaca cartografia do cérebro humano. Uma viagem que, necessariamente, também percorre a memória das relações entre uns e outros. Teatro sem palavras, dito físico, aqui o corpo é que diz, faz, é – com máscaras que transformam os actores em marionetas humanas de singular inteligência, sensibilidade e imaginação.

A companhia Familie Flöz, hoje sediada em Berlim, iniciou o seu percurso em 1994 em Essen, na Alemanha, em contexto universitário de estudos artísticos. Trabalhando em processo de criação colectiva, construindo narrativas de cena a partir de contribuições criativas de todos, nesta família (de artistas provenientes de 10 países) os actores são criadores das suas próprias personagens, e a encenação vai sofrendo alterações no curso da carreira dos espectáculos.


This year’s Honour Show is inspired by real case studies coming from the lively field of neurology, whereby Dr. Nest opens the doors of a psychiatric institution and of the still opaque cartography of the human brain. In this wordless and physical theatre the body speaks, does, is. It wears masks that transform actors into human puppets of unique intelligence, sensitivity and imagination.


ALMADA

Escola D. António da Costa . Palco Grande

DOM 14

22h00



mostrar mais
Back to top button