36º Festival Almada

FRANITO

Encenação de Patrice Thibaud e Jean-Marc Bihour

THÉÂTRE DE NÎMES (Nimes, França)
Apoio à reposição: Théâtre National de Chaillot

CONCEPÇÃO
Patrice Thibaud
COREOGRAFIA
Fran Espinosa
MÚSICA ORIGINAL
E GUITARRA

Cédric Diot
INTERPRETAÇÃO
Patrice Thibaud
Fran Espinosa
DANÇA E CANTE FLAMENCO
Fran Espinosa
DESENHO DE LUZ
Alain Paradis
FIGURINOS
Nathalie Coutaud
COMUNICAÇÃO
Fatiha Schlicht
PRODUÇÃO
Dominique Grimonprez

 

DURAÇÃO
1h10
CLASSIFICAÇÃO
para todas as idades

Eis uma revisitação brilhante do flamenco que é também uma homenagem à arte andaluz de casar com salero, guitarras e palmas a música, a voz e a dança. Três homens (um actor, um bailador e um músico) demonstram em palco, com muito poucas palavras, a que ponto o teatro pode sê-lo inteiramente sem um texto para ser dito. Espectáculo burlesco, assente no mimodrama e no sapateado e cante à moda de Espanha, Franito é também terno e tocante, conseguindo a proeza de ser belo e cómico sem cair na caricatura. Em cena, Franito e a sua mãe compõem um retrato mordaz da sociedade matriarcal de matriz cultural latina.

Patrice Thibaut (Bordéus, 1964) é desde os anos de 1990 um nome maior da cena teatral francesa, com presença assídua também no cinema e na televisão. V ersátil, trabalhou diferentes géneros teatrais, da pantomima à ópera. Depois de Cocorico (2008) e de Jungles (2011), que criou para o Théâtre National de Chaillot (Paris), tornou-se artista associado da Comète – Scène nationale de Châlons-en-Champagne, tendo criado Bobine de singes e Fair Play (ambos em 2 012). Fran Espinosa (n. Córdoba, 1981) começou a dançar aos quatro anos, tendo sido aluno dos mais importantes bailadores de flamenco contemporâneos. O seu enorme talento foi já distinguido inúmeras vezes com os mais prestigiados prémios de flamenco. Em 2004 criou a Flamenqueria, título de um espectáculo e da sua própria companhia.


This burlesque show based on mime drama is a brilliant revisiting of flamenco and also a tribute to the Andalusian art of marrying salero, guitars and clapping with music, voice and dance. Three men (an actor, a flamenco dancer and a musician) show that theatre can happen entirely without uttering text. Franito and his mother deliver a caustic portrait of a Latin matriarchal society.


ALMADA

Escola D. António da Costa . Palco Grande

SÁB 06

22h00


mostrar mais
Back to top button