Companhia de Teatro de Almada – ESTREIA
Interpretação
Carlos Pereira
João Cabral
João Farraia
Luís Vicente
Pedro Walter
Teresa Mónica
Maria Velez Araújo
(Estagiária da ESTC)
Cenografia
Céline Demars
Figurinos
Ana Paula Rocha
Luz
Guilherme Frazão
—
Língua
Português
Duração
1h30m
Classificação
M/12
Um teatro público está a montar a mais célebre peça de Thomas Bernhard – Minetti –, mas o actor contratado para o papel do protagonista não foi uma primeira escolha, nem a segunda, nem a terceira. Acontece que a mitomania e pesporrência deste actor, uma ‘velha truta’, fazem dele uma espécie de duplo de Minetti, o intérprete shakespeareano criado por Bernhard, que espera debalde no hall de um hotel em Ostende pelo director de um teatro que lhe prometeu nada mais nada menos do que o papel de Lear. Dá-se o caso de que o encenador deste Minetti parece não ter grande interesse pela peça; os restantes actores do elenco não estão satisfeitos com os papéis que lhes foram distribuídos; o assistente pessoal do velho actor defende o seu “Mestre” empedernidamente; o assistente de encenação indigna-se com a “toxicidade” de determinadas tiradas do texto; e uma intérprete de língua gestual vai assistindo, perplexa, ao que ameaça vir a tornar-se num grande naufrágio colectivo. Ou num ‘calvário’, melhor dizendo, que é como os actores antigos chamavam às falas de que se esqueciam repetidamente nos ensaios – e não só.
Rodrigo Francisco é dramaturgo, encenador e director artístico da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada. Fez a sua formação teatral com Joaquim Benite, de quem foi assistente de encenação. Dirigiu várias peças para a CTA, sendo as mais recentes Um gajo nunca mais é a mesma coisa, cujo texto é também da sua autoria, e Além da dor, de Alexander Zeldin.
EN A public theatre is staging Thomas Bernhard’s most famous play — Minetti — but the actor which shall play the leading role was not a first choice, nor the second, nor the third. It turns out that the director of this Minetti does not seem to have much interest in the play, and the other actors in the cast are not satisfied with the roles they have been given. There is an atmosphere in the air that threatens to become a great collective shipwreck. Or a ‘calvary’, as the old actors used to call the lines they repeatedly forgot in rehearsals..
ALMADA
Teatro Municipal Joaquim . Sala Experimental
QUA 05 | SEX 07 | SÁB 08 | TER 11 | SÁB 15 | DOM 16 |
21h30 | 21h30 | 19h00 | 21h30 | 21h30 | 19h00 |