INTERPRETAÇÃO:
Marina Hands
Audrey Bonnet
Ruth Nüesch
Emmanuel Cuchet
Jakob Öhrman
Elmer Bäck
Yuming Hey
Luc Bataïni
Jean Guizerix
Rasmus Slätis
Helene Thil
Laetitia Somé
Lyna Khoudri
Nathan Aznar
LUZ:
Yves Godin
FIGURINOS:
Anaïs Romand
CENOGRAFIA:
Pascal Rambert
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO:
Pauline Roussille
DIRECÇÃO TÉCNICA:
Alessandra Calabi
OPERAÇÃO DE LUZ:
Thierry Morin
DIRECÇÃO DE PALCO:
Camille Jamin
LÍNGUA:
Francês
(legendado em português)
DURAÇÃO:
1h50
CLASSIFICAÇÃO:
M/12
Uma actriz-vedeta aguarda a morte num quarto de hospital pejado de flores, vítima de um tumor cerebral que nunca chega a ser nomeado. Vêm visitá-la os seus pais, os filhos, a irmã e o cunhado (seu ex-amante), o marido alcoólico, os ex-colegas de trabalho — e todos servem de pretexto para discretear sobre o teatro, a vida, a morte, a liberdade, a família… Pascal Rambert escreveu esta peça para o elenco do Teatro de Arte de Moscovo, em 2015, quando se deu conta do amor que o público russo nutria pelos actores: “Quando se vai ao teatro, na Rússia, vai-se ver os actores”, acrescentando que gosta de “escrever para as actrizes: dar-lhes trabalho”. No caso particular da protagonista de Actriz, Marina Hands, o seu desempenho valeu-lhe, já este ano, o Molière para Melhor Actriz. A crítica francesa considerou-a “deslumbrante” (Guide critique).
Pascal Rambert (n. 1962) é dramaturgo, encenador, realizador e coreógrafo, sendo artista associado do Théâtre des Bouffes du Nord, em Paris, do Teatro Nacional de Estrasburgo e do El Pavón Teatro Kamikaz. As suas peças encontram-se traduzidas em mais de 20 línguas, e os seus espectáculos têm sido apresentados por todo o Mundo, em festivais como o de Avignon, o Grec de Barcelona ou o Festival de Outono de Madrid. Em 2016 recebeu o Prémio de Teatro da Academia Francesa pelo conjunto da sua obra.
Pascal Rambert wrote Actress for the actors of the Moscow Art Theatre. On this edition of Festival de Almada, he presents us its French version, with actors and actresses he gathered from the four corners of the world. Actress consists on a play on Eugenia’s last hours: she is an actress waiting for the visit of death, lying in a hospital bed.
LISBOA
TEATRO NACIONAL D. MARIA II
Sala Garrett
DOM 15 | SEG 16 |
16h00 | 19h00 |