Hands do not touch your precious Me
Os universos misturados de Wim Vandekeybus, Olivier de Sagazan e Charo Calvo
Ultima Vez (Bruxelas, Bélgica)
Co-produção: KVS Brussel e Teatro Comunale di Ferrara
Co-criação e interpretação
Olivier de Sagazan
Lieve Meeussen
Wim Vandekeybus
Maria Kolegova
Mufutau Yusuf
Borna Babic
Maureen Bator
Davide Belotti
Pieter Desmet
Anna Karenina Lambrechts
Criação artística com argila
Olivier de Sagazan
Manipulação de câmara ao vivo
Wim Vandekeybus
Composição e produção da música
Charo Calvo
Música original adicional
Norbert Pflanzer
Dramaturgia
Erwin Jans
Figurinos
Isabelle Lhoas
Design de luz
Wim Vandekeybus
Thomas Glorieux
Operação de luz em digressão
Benjamin Verbrugge
Técnico de som
Christian Schröder
—
Duração
1h30
Classificação
M/12
Em Hands do not touch your precious Me, Wim Vandekeybus tece um conto mítico de confronto e transformação, luz e escuridão, morte e renascimento. Para a criação deste universo, convoca pela primeira vez o performer e artista visual Olivier de Sagazan, cujo trabalho assenta na transfiguração do corpo e do rosto. A exploração dos limites humanos de Vandekeybus e Sagazan encontra eco na entrega corpórea de oito magníficos bailarinos e na textura da música eletroacústica de Charo Calvo. Juntos, apresentam-nos um submundo inspirado no mito da deusa suméria Inanna, povoado por esculturas carnais vivas que pairam entre o utópico e o horrível, o poderoso e o frágil.
O poético e misterioso título As mãos não tocam o teu Eu precioso foi retirado de um verso dedicado à deusa Inanna escrito por Enheduanna, uma sacerdotisa suméria. O poema, com mais de 4.000 anos e redigido em placas de barro de escrita cuneiforme, exprime as dúvidas e incertezas comuns a quem tem de atravessar a vida tomando decisões. Estamos perante algumas das histórias mais antigas escritas pela humanidade. Apesar de estilos diferentes, as performances de Wim Vandekeybus e de Olivier de Sagazan balançam entre o significado das palavras homem e corpo. Vandekeybus desenvolve a sua coreografia baseando-se em impulsos e reacções resultantes do confronto com situações de perigo e de risco físico. O coreógrafo belga regressa a Almada, depois de em 2010 ter apresentado no TMJB niewZwart e em 2017 Speak low if you speak love.
EN In Hands do not touch your precious Me, a hymn by the Sumerian High Priestess Enheduanna to the goddess Inanna, Wim Vandekeybus creates a mythical tale of confrontation and transformation, light and darkness, death and rebirth. For this new creation he collaborates with the composer Charo Calvo, eight dancers and – for the first time – with the performer and visual artist Olivier de Sagazan. Together they create a world in which bodies balance like living, fleshly sculptures between the utopian and the gruesome, the powerful and the fragile.
ALMADA
Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Principal
DOM 17 | SEG 18 |
21h30 | 19h00 |