INTERPRETAÇÃO:
Elmano Sancho
Filipa Correia
Helena Caldeira
Marta Correia
Teresa Vaz
CENOGRAFIA E FIGURINOS:
Renata Siqueira Bueno
com a colaboração
de Roberto Bueno
e Liana Axelrud
DESENHO DE LUZ:
Alexandre Coelho
PRODUÇÃO EXECUTIVA:
Nuno Pratas
/ Culturproject
PRODUÇÃO:
Lobo Solitário
APOIO:
Teatro da Garagem
DURAÇÃO:
1h30 (aprox.)
CLASSIFICAÇÃO:
M/16
Na origem de A última estação encontra-se o assassino em série norte-americano Ted Bundy (1946-1989) – ou, mais exactamente, as semelhanças físicas entre este homem e Elmano Sancho. Da mesma forma que Bernard-Marie Koltès ficou obcecado pelo rosto de Roberto Succo, quando viu uma foto sua no metro de Paris, também o actor e autor português se lançou a investigar a vida de Ted Bundy, que matou mais de 35 mulheres. A dada altura, Elmano Sancho guardou o retrato do assassino junto às suas próprias fotografias, até que um dia alguém confundiu o seu rosto com o do criminoso. Foi esse o ponto de partida para uma reflexão sobre a violência e o desejo de transgressão na vida e na arte. A última estação interpela o conceito de dibukk, que na mitologia judaica representa o espírito ou o demónio que habita o corpo de cada um de nós, e apresenta a estrutura da Via Crúcis, as estações da Paixão de Cristo: a condenação à morte anunciada abre caminho a uma via dolorosa que culmina na inumação, mas que aspira à ressurreição, a XV e última estação.
Elmano Sancho formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid e no Conservatoire National d´Art Dramatique de Paris. Em 2014 foi estudar para Nova Iorque como bolseiro da Fundação Gulbenkian. Nesse ano assinou a sua primeira encenação: Misterman, que lhe valeu o prémio de Melhor Actor pela Sociedade Portuguesa de Autores. No ano seguinte I can´t breathe valeu-lhe uma Menção Especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
Elmano Sancho started investigating Ted Bundy’s life – the American serial killer who killed more than 35 women back in the 1970s – when he became aware of the physical similarities between them both. Being mistaken for a criminal was the starting point for The last station, a reflection about violence and transgression in life and art.
ALMADA
TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE
Sala Experimental
SEG 16 | TER 17 | QUA 18 |
19h00 | 19h00 | 19h00 |