HORS-CHAMP
Fora de campo
Guião, encenação e coreografia de Michèle Noiret
INTÉRPRETES:
Juan Benitez
David Drouard
Isael Mata
Marielle Morales
Lise Vachon
COLABORAÇÃO ARTÍSTICA:
Dominique Duszynski
ASSISTÊNCIA:
Florence Augendre
FILMES:
Patric Jean
OPERADORES DE CÂMARA:
Vincent Pinckaers
COMP. MUSICAL ORIGINAL:
Todor Todoroff
VIOLONCELISTA:
Sigrid Vandenbogaerde
MÚSICA:
Bernard Hermann
Danger Mouse
CENOGRAFIA:
Sabine Theunissen
ASSIST. DE CENOGRAFIA:
Caroline Goradesky
LUZ:
Xavier Lauwers
FIGURINOS:
Greta Goiris
DIRECÇÃO TÉCNICA:
Christian Halkin
DURAÇÃO:
1h25
CLASSIFICAÇÃO:
M/12
Fora de campo consiste numa “longa-metragem cénica, ou numa dança-cinema para cinco bailarinos e um operador de câmara”. Nem a imagem vídeo se sobrepõe à coreografia, nem o movimento dos bailarinos pode entender-se sem as imagens que são projectadas. Quase sempre o que está “fora de campo” complementa o que vemos em cena: um casal é convidado para jantar num bairro chique. Assim que se instalam, o mordomo e o convidado reconhecem-se. O jantar acaba por nunca se realizar – e assiste-se ao mergulho num ambiente de mistério, angústia e violência, nunca sendo claro se as imagens projectadas correspondem a algo que aconteceu, à rodagem de um filme, ou simplesmente a um pesadelo. Fora de campo encontra-se em digressão desde 2013, tendo já passado pelo Théâtre National de Chaillot. A crítica parisiense considerou-o “um trabalho coreográfico notável” (Libération), “de uma eficácia fascinante” (Le Nouvel Observateur).
Michèle Noiret formou-se com Maurice Béjart. Em 1977 cruza-se com o compositor Karlheinz Stockhausen, com quem colabora durante 15 anos. Em 1982 parte para Nova Iorque, onde conhece Trisha Brown e a sua “dança-contacto”. De regresso à Bélgica, monta a sua própria companhia em 1986, passando a assumir, nos 31 espectáculos criados até hoje, o papel de coreógrafa. Foi artista associada do Théâtre National de la Communauté française, de Bruxelas, entre 2006 e 2017.
Hors-champ is “a full-length staging or a movie-dance for five dancers and one cameraman”. Video projections and choreography are both necessary to tell the story about a couple who is invited to have dinner in a fancy neighbourhood. The guest and the butler seem to know each other and the dinner never takes place. Hors-
-champ plunges the spectator into a multidimensional universe.
LISBOA
CENTRO CULTURAL DE BELÉM
Grande Auditório
SEX 13 |
21h00 |