Actos Complementares

O Sentido dos Mestres (Curso de formação)

Apoio: Share Foundation

Um lugar para transformar o tempo

Com José Manuel Castanheira

Durante cinco dias de formação para estudantes, profissionais e espectadores de teatro, o cenógrafo José Manuel Castanheira proporciona uma viagem pelos seus processos criativos, que gosta de definir como a invenção de micro-geografias. Vive a Cenografia como labor intenso e pluridisciplinar, onde a cada passo interroga o Mundo e o Homem; partindo sempre da dramaturgia, aspira ser suporte comprometido para  diálogos com a encenação e a inteligência do espectador. Em cada uma das suas novas atmosferas, impregnada de poesia, recusa a ilustração para estimular o pensamento e proporcionar, aos actores e encenadores, verdadeiras obras abertas. As suas cenografias são também uma reflexão sobre o lugar do espectador, já que mudar a distância ou o ângulo de visão afecta sempre a sua percepção. Reivindica a criação cenográfica como um laboratório sobre a instabilidade das relações actor-espectador, questão decisiva na evolução da arquitectura teatral. Num mundo em profunda transformação, transporta também para a cena o embate natureza/cultura, facto indissociável da sua experiência de vida errante.

Nestas cinco jornadas propomos uma abordagem prismática do trabalho deste cenógrafo, que ao gesto plástico acrescenta reflexões teóricas e visões poéticas. Professor com larga experiência e crescente inquietação, Castanheira constata nas novas gerações o legado de um mundo velho e cansado. Assim, através da criação, propõe novas possibilidades; no fundo, ideias para imaginar outro tempo.

Segunda • 11 Julho • Um lugar para o espectáculo
Atlas do teatro imaginário e Arquitectura teatral. Teatro, cidade. O espectador esquecido.
Terça • 12 Julho • Laboratório d’A cenografia
Fluxos e fragmentação. Dramaturgia e ferramentas. Tempo de ensaio e espectáculo. Os limites do corpo.
Quarta • 13 Julho • Manual de sobrevivência de um cenógrafo
Processos criativos. Pintura e cenografia. Histórias, mapas, museus e efemeridade.
Quinta • 14 Julho • Ensinar ou proporcionar
Mundos paralelos. Literatura e Cinema. Maqueta e desenho. Mestres e novo glossário. Riscos, ética e responsabilidade.
Sexta • 15 Julho • Para onde vai tanto tempo perdido?
Ler o mundo. A luz e o silêncio. Neurociência. O esquecimento. O chão do cenário. Salas de espera e velocidade.

A inscrição no curso faz-se mediante o envio de CV e carta de motivação para geral@ctalmada.pt e tem um custo de 20€ (10€ para Assinantes do Festival).
ALMADA

Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea

De 11 a 15 JUL

das 15:00 às 18:00

mostrar mais
Back to top button