38º Festival AlmadaEspectáculos

Who killed my father
Quem matou o meu pai

De Édouard Louis | Encenação de Ivo van Hove

Internationaal Theater Amsterdam (Holanda)

Co-produção: deSingel Antwerp | Co-apresentação: TNDMII/Festival de Almada

Tradução e adaptação
Ivo van Hove
Interpretação
Hans Kesting
Cenografia e iluminação
Jan Versweyveld
Figurinos
An D’Huys
Música
George Dhauw
Produção
Inge Zeilinga
Edith den Hamer (hoofd)
Direcção técnica
Reyer Meeter
Texto português
Luísa Álvares
Agradecimento
Editora 20|20
Chancela Elsinore
Língua
Holandês
legendado em português
Duração
85 min.
Classificação
M/12
folha de sala

Oencenador belga Ivo van Hove realiza neste espectáculo uma adaptação para a cena do livro homónimo de 2018 assinado pelo ainda muito jovem autor-sensação francês Édouard Louis – um escritor assombrado pela injustiça social e que tem marcado com desarmante coragem a emergência de uma muito aguardada e necessária geração de autores europeus interessados em escrever sobre os deserdados das democracias pós-coloniais. Um fosso que não apenas se perpetua como se alarga: entre os que têm uma espécie de direito natural a viver e os que nascem para sofrer. “Escrevi isto para o desgraçar”, disse Louis a Emmanuel Macron no Twitter.

Trata-se de um monólogo pensado expressamente para o experiente actor Hans Kesting, que o protagoniza. Louis inspirou-se na vida do seu pai, quando, depois uma visita que lhe fez, o encontrou chocantemente irreconhecível. E não se esquece de nos confrontar com a violenta homofobia da sua própria família de operários, que desde sempre o ostracizou por causa da sua homossexualidade.

Precocemente destruído pela sua vida como operário na indústria pesada, o pai de quem aqui se fala é uma vítima da abjecta exploração que as elites políticas continuam a fazer dos socialmente mais fracos, sem apelo obrigados ao trabalho bruto que os mata antes de tempo, com a ajuda determinante do álcool, único escape em vidas marcadas pela violência. «Um retrato implacável e comovente» (De Volkskrant)


EN Director Ivo van Hove adapts Who Killed My Father, by French literary sensation Édouard Louis, for the stage. Van Hove turns the very outspoken book into a monologue especially for Hans Kesting. A gripping story about a father who is reduced to a physical and mental wreck at the age of fifty after years of hard work in heavy industry in the north of France.


LISBOA

Teatro Nacional D. Maria II . Sala Garrett

QUI 8

SEX 9

SÁB 10

20h00

20h00

19h00


mostrar mais
Back to top button