37º Festival Almada

VIAGEM DE INVERNO

De Elfriede Jelinek | Encenação de Nuno Carinhas

COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA (Almada, Portugal)

TRADUÇÃO
António Sousa Ribeiro
CENOGRAFIA E FIGURINOS
Nuno Carinhas
DESENHO DE LUZ
Nuno Meira
SOM
Andreia Mendrico
INTERPRETAÇÃO
Ana Cris
Flávia Gusmão
Teresa Gafeira
PARTICIPAÇÃO
Sara Carinhas

 

DURAÇÃO
2h40
CLASSIFICAÇÃO
M/14

 

folha de sala

Éa primeira vez que Nuno Carinhas dirige uma criação para a Companhia de Teatro de Almada: uma peça de Elfriede Jelinek que transporta uma memória significantemente histórica (na qual se destaca a sobrevivência da mentalidade fascista) mas também autobiográfica. O título faz referência ao ciclo de Schubert, sobre poemas de Wilhelm Müller, que a própria autora acompanhou com frequência ao piano. “Julgo que nenhuma obra de arte alguma vez significou mais para mim”, escreveu Jelinek sobre Winterreise no discurso de agradecimento pelo Prémio de Mülheim para Autores Dramáticos atribuído pelo texto Viagem de Inverno. Uma peça de teatro. Para além da revisitação que a autora faz de elementos da sua própria vida, o texto aborda episódios recentes da vida austríaca: a falência e resgate do banco Hypo Alpe Adria, ou o rapto de Natascha Kampusch, a menina de dez anos que foi mantida refém durante mais de oito anos.

Distinguida com o Prémio Nobel da Literatura em 2004 «pelo fluxo poderoso e a musicalidade da sua escrita», a austríaca Elfriede Jelinek ganhou especial visibilidade com o filme de Michael Haneke A pianista, com Isabelle Huppert no papel principal. O encenador Nuno Carinhas dirigiu o Teatro Nacional São João entre 2009 e 2018. Também cenógrafo e figurinista, antigo aluno de Pintura, as suas criações teatrais são marcadas por uma forte relação plástica com o texto.


This is the first time that Nuno Carinhas directs a show of the Companhia de Teatro de Almada: a play by Austrian author Elfriede Jelinek, winner of the 2004 Nobel Prize for Literature.
A Winter’s Journey enters into dialogue with Schubert’s famous composition, poems by Wilhelm Muller, as well as episodes of the author’s own life story. The play addresses recent Austrian social and political life: the bankruptcy and financial rescue of a bank or the kidnapping for over eight years of 10-year-old Natascha Kampusch.


LISBOA

Centro Cultural de Belém . Pequeno Auditório

SÁB 11

DOM 12

SEG 13

TER 14

21h00

16h00

21h00

21h00


mostrar mais
Back to top button