36º Festival Almada

UN AMOUR IMPOSSIBLE
Um amor impossível

A partir do romance de Christine Angot, adaptado pela autora
encenação de Célie Pauthe com Bulle Ogier e Maria de Medeiros

CENTRE DRAMATIQUE NATIONAL BESANÇON FRANCHE-COMTÉ – (Besançon, França)

COLABORAÇÃO ARTÍSTICA
Denis Loubaton
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO
Marie Fortuit
CENOGRAFIA
Guillaume Delaveau
DESENHO DE LUZ
Sébastien Michaud
MÚSICA E SOM
Aline Loustalot
VIDEO
François Weber
FIGURINOS
Anaïs Romand
DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO
Yann Argenté
DIRECÇÃO DE CENA
Nicolas Gauthier e Mathieu Lontananza
OPERAÇÃO DE LUZ
Sébastien Michaud
OPERAÇÃO VÍDEO
Olivier Petitgas
OPERAÇÃO SOM
Johann Gilles

 

LÍNGUA
Francês (legendado em Português)
DURAÇÃO
1h40
CLASSIFICAÇÃO
M/12

Seduzida pelo projecto da encenadora, a escritora aceitou o repto de transformar o seu romance numa peça de teatro. Duas actrizes encarnam os papéis de uma mãe e de uma filha cujo relacionamento está envenenado pelo incesto paterno. Autobiográfica, corajosa, a narrativa de cena resulta de um longo diálogo entre a escritora e a encenadora.

Célie Pauthe é uma reconhecida encenadora francesa e pedagoga teatral. Dirigiu textos de Heiner Müller, Thomas Bernhard, Ingmar Bergman, Eugene O’Neill, etc. Trabalhou já em quase todas as grandes salas de teatro de França, incluindo o Théâtre Gérard Philipe, La Colline – Théâtre national, ou o Odéon –Théâtre de l’Europe, em Paris. É desde 2 013 directora do Centre national dramatique de Besançon, no Leste francês. A carreira da actriz Bulle Ogier atravessou já várias gerações de cineastas e encenadores, entre os quais Buñuel, Fassbinder, Chabrol, e no teatro Claude Régy, Luc Bondy, Patrice Chéreau, entre muitos outros. Apesar de brilhar na dianteira da constelação do estrelato mundial, sobretudo desde que fez de Anaïs Nin em Henry and June (1990) e de Fabienne em Pulp Fiction (1994), Maria de Medeiros não dispensa estas linhas. Fez o liceu em Lisboa, estudou representação em Paris. Em 2000 realizou o filme Capitães de Abril. Em 2003 protagonizou em A Castro, dirigida por Ricardo Pais.


Seduced by acclaimed director and theatre pedagogue Célie Pauthe’s project, the writer accepted the challenge of transforming her novel into a play. Two actresses play the roles of a mother and a daughter whose relationship is poisoned with paternal incest. This autobiographical, courageous in-scene narrative arises from a long dialogue between the writer and the director.


ALMADA

Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Principal

DOM 07

SEG 08

21h30

19h00


mostrar mais
Back to top button