37º Festival Almada

TURISMO

Texto e encenação de Tiago Correia

A TURMA (Porto, Portugal)
Co-produção: Teatro Municipal do Porto e Cine-Teatro Louletano

CONSULTORIA ARTÍSTICA E TRADUÇÃO
Regina Guimarães
CENOGRAFIA
Ana Gormicho
FIGURINOS
Sara Miro
DESENHO DE LUZ
Rui Monteiro
Teresa Antunes
DESENHO DE SOM E MÚSICA ORIGINAL
Rui Lima
Sérgio Martins
VÍDEO E FOTOGRAFIA
Francisco Lobo
INTERPRETAÇÃO
André Júlio Teixeira
Claudia Lázaro
Inês Curado
José Eduardo Silva
Paulo Lages
Romi Soares
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Ludovica Daddi

 

DURAÇÃO
2h20
CLASSIFICAÇÃO
M/14

 

Aviso: é utilizada luz estroboscópica
folha de sala

Estreado em Janeiro de 2020 no Teatro do Campo Alegre (Teatro Municipal do Porto), é um espectáculo de forte feição política sobre a gentrificação, o processo de especulação imobiliária levado a cabo numa zona urbana e do qual resulta a substituição do tecido socio-económico pré-existente (geralmente constituído por populações envelhecidas e com pouco poder de compra, comércio tradicional, etc.) por outro com mais liquidez para o consumo e sem laços identitários e emotivos de pertença ao lugar. «O espectáculo pega pelos dois cornos este enorme boi que marra contra o granito e a carne dos autóctones.» (Regina Guimarães) Durante três dias e três noites vertiginosas, seis personagens debatem-se com o fechamento de horizontes que a nova ordem neoliberal lhes impõe. À urbe cartografável sobrepõem-se geografias sentimentais, retrospecções e projecções que constroem um lugar compósito e multifacetado.

O repertório de A Turma contempla peças de autores fundamentais da dramaturgia contemporânea, adaptações livres de clássicos, mas sobretudo nova dramaturgia e textos originais. A investigação cénica e dramatúrgica sobre a linguagem e as relações humanas são as suas mais fortes premissas. Tiago Correia co-fundou A Turma em 2008, assumindo a sua direcção artística desde 2018. Actor em teatro, cinema e televisão, recebeu o Prémio de Melhor Actor no Festival Ver e Fazer Filmes da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012. Para A Turma encenou já textos de Jean-Luc Lagarce, Peter Handke ou ainda Jon Fosse. Recebeu por duas vezes o Grande Prémio de Teatro Português da SPA, com os textos Pela água (2016) e Alma (2018).


Tourism is a text by Tiago Correia – from A Turma, an Oporto group – about the contradictions of tourism as a pattern of development of modern cities, and the effects that this economic activity has on the inhabitants of a city, as well as on the city itself. Being a famous tourist destination from some years now, Portugal became the Mecca for new online business models for house rental. Apparently everybody wins, but what comes of the inhabitants of the cities? Where shall they live? Is it possible to conceive Portugal without the Portuguese?


ALMADA

Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Principal

SEX 24

SÁB 25

DOM 26

21h00

21h00

21h00


mostrar mais
Back to top button