39º Festival AlmadaEspectáculos estrangeiros

Smashed2

Esmagado2

De Sean Gandini e Kati Ylä-Hokkala

Gandini Jugglling (Londres, Inglaterra)

Interpretação
Kati Ylä-Hokkala
Luke Hallgarden
Yu-Hsien Wu
Dulce Duca
Cecilia Zucchetti
Val Jauregui
Frederike Gerstner
Lynn Scott
Sean Gandini
Colaboração na encenação
Ben Duke
Luzes
Guy Dickens
Duração
1h00m
Classificação
M/12

Na primeira versão deste espectáculo, em 2010, a trupe inglesa aceitava sem problemas aquela que é a principal falha, ou o terror de qualquer malabarista que se preze: a queda de um objecto ao chão. Durante o espectáculo caíam no palco várias maçãs e peças de louça, aceitando-se a falha e a perturbação do trabalho dos colegas. Essa primeira versão de Smashed consistia numa sucessão de quadros vivos que evocavam a guerra, um amor perdido e o charme ultrapassado do ritual do chá das cinco. Em Smashed2 os malabaristas reinventam-se a si próprios. Sete mulheres e dois homens fazem uma crítica ácida ao espectáculo que já haviam criado há uma década. O ambiente torna-se mais sombrio, e perde a inocência. Em vez de brincarem levianamente uns com os outros, os intérpretes atacam-se entre si sem dó nem piedade, inspirando-se sempre na linguagem coreográfica do tanztheatre de Pina Bausch, que homenageiam.
Criada em 1992 pelos malabaristas Sean Gandini e Kati Ylä-Hokkala, em trinta anos de actividade a companhia Gandini Juggling não pára de reinventar a arte do malabarismo no quadro do circo contemporâneo, tendo já actuado em mais de cinquenta países. A criação que agora chega a Almada assenta numa mistura sensacional de virtuosismo e movimento — para oitenta laranjas, sete melancias e nove malabaristas.


EN In Smashed, created in 2010, the manipulation of the forbidden fruit took a sagacious look at the strained relations between seven men and two women. In Smashed2, seven women and two men turn the table and switch the male and female roles of one of the most celebrated pieces of the last decade. Inspired by Pina Bausch, Sean Gandini and Kati Ylä-Hokkala have borrowed elements of her gestural choreography and combined them with the intricate patterns and cascades of solo and ensemble juggling.


ALMADA

Escola D. António da Costa . Palco Grande

QUA 06

22h00


mostrar mais
Back to top button