. Espectáculos estrangeiros

Relative Calm

Conceito, luz, vídeo, cenário e encenação de Robert Wilson
Coreografia de Lucinda Childs

Change Performing Arts (Itália)
Co-produção: Fondazione Musica per Roma, Teatro Comunale di Bologna, Teatro Stabile di Bolzano, Théâtre Garonne de Toulouse, Le Parvis Tarbes Pyrénées, Lugano – Arte e Cultura e La Villette Paris
Co-apresentação: Centro Cultural de Belém

Interpretação
Agnese Trippa
Irene Venuta
Sara Mignani
Nicolò Troiano
Asia Fabbri
Mariagrazia Avvenire
Mariantonietta Mango
Giulia Maria De Marzi
Xhoaki Hoxha
Gerardo Pastore
Maria Pia Giordani
Alexandru Mihaita Tanasa
Direcção coreográfica
Michele Pogliani
Intérprete de Knee-plays
Aleksandar Asparuhov
Voz-off de Knee-plays
Robert Wilson
Lucinda Childs
Figurinos
Tiziana Barbaranelli
Colaboração cenográfica
Flavio Pezzotti
Colaboração na iluminação
Cristian Simon
Colaboração vídeo
Tomek Jeziorski
Som
Emanuele Pontecorvo
Maquilhagem
Claudia Bastia

Duração
1h10
Classificação
M/12

NNo período da pandemia, o reencontro criativo da coreógrafa Lucinda Childs e do encenador Robert Wilson — cuja colaboração artística quase cinquentenária remonta à ópera Einstein on the Beach, de Philip Glass (1975-76) —, levou-os a reformular uma colaboração de 40 anos antes — Relative Calm, estreada em Estrasburgo em 1981. Essa revisitação concretizou-se na concepçao de um tríptico, que manteve apenas o primeiro quadro do original (Rise, sobre música de Jon Gibson), juntando-lhe a Suite Pulcinella, do bailado de Stravinsky (1922) para os Ballets Russes de Diaghilev, e Light over Water (Part 3), sobre a obra homónima de John Adams, escrita para a coreografia Available Light, de Lucinda Childs (Los Angeles, 1983). Separando as coreografias, foram ainda ‘enxertadas’ duas knee-plays, conceito introduzido por Philip Glass na obra acima mencionada e que designa um intermezzo com função de ponte/ junção: nesta peça, um actor live dialoga com as vozes off de Lucinda Childs e Robert Wilson, dizendo passagens do Diário (1936; ed. rev. 1995) de Vaslav Nijinsky. O resultado de tudo isto foi uma criação designada por Robert Wilson de “espectáculo unificado de dança, música, luzes e imagens”. Nesta sua nova configuração, Relative Calm estreou em Roma, no Auditório do Parco della Musica, a 17/6/2022.
Ela, bailarina e coreógrafa, ele, encenador, dramaturgo e multiartista, Lucinda Childs (n. 1940) e Robert (‘Bob’) Wilson (n. 1941) são duas verdadeiras lendas vivas e nomes míticos das artes performativas, com impacto marcante na dança, na ópera e no teatro dos últimos 50 anos.


EN During the pandemic, Lucinda Childs and Robert Wilson looked afresh at a collaboration of 40 years earlier – Relative Calm – and decided to reinvent it. The result is Relative Calm – Triptych Version: new lights, new set, and new structure. The original’s opening piece – Jon Gibson’s Rise – was kept, but all the rest is new: Stravinsky’s Pulcinella Suite, John Adams’s Light over Water (written for Mrs. Childs in 1983), and two knee-plays – both based on Nijinsky’s Diary. In this new guise, the show premiered in Rome, in June 2022.


LISBOA

Centro Cultural de Belém . Grande Auditório

SEX 12

SÁB 13

21h00

19h00


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