O que pode ser visto
What can be seen
Autoria de Hajo Schüler | Apresentação de Catarina Santana
Apoio: Share Foundation
Na edição do ano passado do Festival de Almada, Hajo Schüler, mestre do teatro de máscara e director artístico da companhia alemã Familie Flöz, foi o artista convidado a partilhar alguns dos seus saberes com os aprendizes e profissionais das artes performativas que se inscreveram para participar no workshop O sentido dos Mestres – um programa realizado em parceria com a Share Foundation cujo objectivo é juntar durante o Festival alguns dos mais destacados criadores teatrais e alunos, profissionais e, sempre que é possível, também o público de teatro. Transcritas as suas palavras durante esse seminário de formação prática, preparámos com elas um novo título da colecção O sentido dos Mestres – um conjunto de livros (por vezes bilingues, como é o caso deste) que começámos a editar em 2015, e que conta já com os títulos Luis Miguel Cintra: cinco conversas em Almada, Peter Stein: a palavra e a cena, Ricardo Pais: aprender a esquecer, Juni Dahr: uma casa para Hedda e Olga Roriz: narrativas do corpo.
«Encaro o meu trabalho como uma troca entre mim e as pessoas mais novas, e não apenas como uma transmissão de conhecimento. Todos os textos que se encontram neste livro são reflexões sobre um trabalho teatral prático levado a cabo ao longo do tempo, muito especialmente pela companhia Familie Flöz nos últimos 25 anos. Tudo o que sei sobre máscaras devo a este trabalho e a todas as pessoas que fazem e fizeram parte dele. Os registos não pretendem ter qualquer valor científico, sendo antes uma tentativa de partilhar memórias e experiências, questões e reflexões que se foram acumulando em ensaios e espectáculos.»
Hajo Schüler
Nascido em 1971 em Hammelburg, Hajo Schüler estudou pantomima no Folkwang Hochschule de Essen, Alemanha. Desde 1994, tem trabalhado como actor, coreógrafo e encenador em teatros de todo o Mundo. Foi co-fundador dos Familie Flöz, sendo actor, autor, construtor de máscaras e encenador de várias peças desta companhia que tem sido aclamada internacionalmente pela originalidade das suas criações. Entre 2005 e 2010 foi leitor convidado das cadeiras de Movimento, Máscara e Representação no curso de Estudos de Teatro da Universidade de Artes de Berlim. É desde 2011 professor de Representação com Máscara na Schauspielschule de Estugarda. Tem ensinado igualmente na London School of Performing Arts, na Universidade Carlos III de Madrid, na Accademia dei Filodrammatici de Milão, e na Universidade de Artes de Folkwang, em Essen.
ALMADA
Esplanada do TMJB
SEG 20 JUL |
18h00 |