37º Festival Almada

O CRIADO

De Robin Maugham | Adaptação e encenação de André Murraças

UM MARIDO IDEAL (Lisboa, Portugal)

CENOGRAFIA
André Muraças
VÍDEO
Miguel Leitão
INTERPRETAÇÃO
André Murraças
(em palco)
Anabela Brígida
André Patrício
Henrique de Carvalho
Isabel Milhanas Machado
Nuno Gonçalo Rodrigues (em vídeo)

 

DURAÇÃO
1h
CLASSIFICAÇÃO
M/12

 

folha de sala

Baseado na novela The Servant, do escritor inglês Robin Maugham (1916-1981, sobrinho do bastante mais conhecido Somerset Maugham), que Harold Pinter e Joseph Losey adaptaram ao cinema em 1963, o espectáculo explora a artificialidade dos papéis sociais e as razões e os modos dessas construções. Cinematográfico, transpõe para uma linguagem contemporânea do teatro (designada por vezes por intermédia) uma curiosa paisagem humana, na qual se apresentam os actores como servidores dos encenadores e o público como um corpo de voyeurs. Contendo duas partes, o espectáculo começa por evocar Dirk Bogarde (1921-1999), que protagonizou no filme interpretando o papel de Barrett, um criado maldoso que subverte a mais comum relação predatória, e cuja existência foi marcada pela recusa da normatividade então vigente.

Desde cedo fascinado pelo cinema, o dramaturgo e encenador André Murraças tem construído um teatro que é grandemente baseado no universo da sétima arte – não raras vezes habitado por seres inadaptados e marcado pela prevalência das relações de poder. Em 2011, revisitou Os pássaros, de Alfred Hitchcock, adaptando o famoso guião aos dias de hoje e a uma Lisboa caótica, habitada pelos miseráveis que a crise do subprime gerou. Também actor e cenógrafo, tem uma licenciatura em Realização Plástica do Espectáculo e um mestrado em Cenografia. Vários textos seus para teatro estão publicados. Criou o Queerquivo, um arquivo LGBT online.


Based on the novel The Servant, written by Robin Maugham (nephew of the famous English playwright and novelist Somerset Maugham), the text was adapted to the cinema by Harold Pinter and Joseph Losey. This show is both a perversion of and a tribute to cinema. André Murraças is a Portuguese playwright, theater director and scenographer whose theatrical work is much inspired by the cinema. In 2011 he revisited Hitchcock’s iconic movie The Birds, staging the plot in a chaotic Lisbon inhabited by poor people whose lives had been ravaged by the subprime mortgage crisis of 2007-2008.


ALMADA

Incrível Almadense . Salão de Festas

SÁB 25

DOM 26

15h00, 18h00 e 21h30

15h00, 18h00 e 21h30


mostrar mais
Back to top button