Noite de Reis
Texto de William Shakespeare | Encenação de Peter Kleinert
Companhia de Teatro de Almada
ESTREIA
Tradução
António M. Feijó
Interpretação
André Pardal
Ariel Rodriguez
Binete Undonque
Carolina Dominguez
Diogo Bach
Erica Rodrigues
Ivo Marçal
João Cabral
João Farraia
Leonor Alecrim
Pedro Walter
Cenografia
Céline Demars
Figurinos
Ana Paula Rocha
Assistente de figurinos, maquilhagem e cabelos
Carolina Furtado
Luz
Guilherme Frazão
Música
Ariel Rodriguez
Voz e elocução
Luís Madureira
—
Língua
Português
Duração
2h00m (previsão) c/ intervalo
Classificação
M/12
Nesta peça assistimos à história de Viola, que chega a uma terra chamada Ilíria na sequência de um naufrágio no qual julgara ter-se afogado o seu irmão, Sebastião. Para evitar os perigos de se apresentar como mulher numa terra estranha, decide disfarçar-se de homem, e passa a ser Cesário, um criado logo contratado pelo Conde Orsino. A sua tarefa consistirá daí em diante em ser portador das apaixonadas mensagens do Conde para a princesa Olívia, que no entanto não lhe retribui os sentimentos amorosos. Só que a princesa Olívia, ao mesmo tempo que recusa o amor do Conde, acaba por apaixonar-se pelo mensageiro, ou seja, por Viola disfarçada de Cesário. Na verdade, Viola/Cesário – que entretanto também se apaixonara pelo seu patrão – acaba por ficar em muito maus lençóis. Mas esta é apenas uma pequena parte da grande confusão que se instala quando finalmente aparece o irmão gémeo de Viola, Sebastião, que afinal não se afogara no naufrágio do início da história. O maravilhoso jogo shakespeareano, que se desenvolve em torno da ideia de identidade, resulta numa comédia insana e violenta, cheia de graça mas também melancólica. Nesta peça está-se constantemente a brincar com os tipos-sociais e a identidade de género.
É uma verdadeira comédia – caótica, utópica, à moda antiga.
Peter Kleinert, encenador e dramaturgista alemão, trabalhou nas décadas de 70 e 80 com Peter Schroth. Em 1982 ambos dirigiram A excepção e a regra, de Brecht, para a CTA. Após a reunificação de Alemanha, tornou-se professor na renomada Academia de Teatro Ernest Busch, dirigindo habitualmente espectáculos na Schaubühne de Berlim. Como encenador, trabalhou em Sidney, Pitsburgh, Glasgow, Lyon e Salzburgo. Em 2018 regressou a Almada para dirigir A boa alma de Sé-Chuão.
EN Twelfth Night, or What You Will is a romantic comedy by William Shakespeare, believed to have been written around 1601-1602. The play centres on the twins Viola and Sebastian, who are separated in a shipwreck. Viola (who is disguised as Cesario) falls in love with the Duke Orsino, who in turn is in love with Countess Olivia. Upon meeting Viola, Countess Olivia falls in love with her, thinking she is a man. The first recorded public performance of this comedy was on 1602, and the play was not published until 1623.
ALMADA
Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Principal
TER 05 | QUA 06 |
21h30 | 21h30 |