39º Festival AlmadaEspectáculos estrangeiros

Museo Pasolini

Museu Pasolini

De Ascanio Celestini

Fabbrica Srl (Roma, Itália )
Apoio: Instituto Italiano de Cultura

Interpretação
Ascanio Celestini
Vozes
Grazia Napoletano
e Luigi Celidonio
Música
Gianluca Casadei
Som
Andrea Pesce
Língua
Italiano
Legendado em português
Duração
1h30m
Classificação
M/12

Naufraga em teu mar maravilhoso, liberta o mundo.
In À minha nação, poema de Pier Paolo Pasolini

Como criar um Museu Pier Paolo Pasolini? Para responder a esta pergunta, Ascanio Celestini criou Museo Pasolini, que durante 2022, o ano em que se assinala o centenário do nascimento do poeta, percorre toda a Itália. Celestini aplica de novo a um projecto a forma pela qual ganhou prestígio nos palcos italianos durante os últimos trinta anos: uma mistura de técnica narrativa com investigação antropológica.
Em cena, o actor tem um diálogo imaginário com um historiador, um psicanalista, um escritor, um leitor, e alguém que de facto conheceu Pasolini. O objectivo é escolher os tais objectos que podem provir de sítios tão diversos como um velho armazém, uma lixeira, uma biblioteca ou uma secção de objectos perdidos e achados.
Impregnado de uma fina ironia, Ascanio Celestini responde aos quesitos definidos para qualquer museu: pesquisa, aquisição, conservação, comunicação e exposição.
Citando Vincenzo Cerami, um dos mais famosos argumentistas da História do cinema italiano: “Se pegarmos em toda a obra de Pasolini, desde os primeiros poemas que escreveu aos sete anos até ao seu último filme, Saló ou os 120 dias de Sodoma, temos o retrato da História italiana desde o fim do fascismo até à segunda metade dos anos setenta”.


EN Ascanio Celestini – a Roman actor, director and writer – investigates the figure of Pier Paolo Pasolini. Pasolini museum is a utopian place, imagined through the testimonies of a historian, a psychoanalyst, a writer, a reader, a criminologist and a witness. Celestini’s idea is to give us back the figure of the writer, by structuring a hypothetical museum and wondering which tangible and intangible objects we could exhibit there. We should consider that Pasolini, in his work, reflected all the changes that have taken place in Italy from the end of fascism to the mid-70’s.


ALMADA

Fórum Municipal Romeu Correia . Auditório Fernando Lopes-Graça

QUI 07

SEX 08

SÁB 09

21h30

19h00

18h00


mostrar mais
Back to top button