La tempesta
A tempestade
Texto de William Shakespeare, na versão traduzida por Eduardo de Filippo
Encenação de Eugenio Monti Colla
Compagnia Marionettistica Carlo Colla & Figli (Itália)
Apoio: Instituto Italiano de Cultura
Marionetistas
Franco Citterio
Maria Grazia Citterio
Piero Corbella
Camillo Cosulich
Debora Coviello
Carlo Decio
Cecilia Di Marco
Tiziano Marcolegio
Michela Mantegazza
Pietro Monti
Giovanni Schiavolin
Paolo Sette
Vozes-off
Eduardo De Filippo
Voz-off de Miranda
Imma Piro
Baladas de Ariel
Antonio Murro
Cenário
Maurizio Dotti
Franco Citterio
Figurinos
Eugenio Monti Colla
Maurizio Dotti
Música
Antonio Sinagra
—
Língua
Napolitano, com legendas
Duração
2h20 c/intervalo
Classificação
M/12
La tempesta é a produção que usa a histórica tradução da última peça de Shakespeare para língua napolitana do séc. XVII, realizada em 1983 (ed. 1984/Einaudi) pelo grande homem do teatro e cinema italianos Eduardo De Filippo (1900-84) — e também a sua derradeira criação. Desde início pensada para ser feita com fantoches, tal viria a ser concretizado a 4/10/1985, menos de um ano após a sua morte, com a estreia, no Teatro Goldoni (Veneza), a abrir o 33.º Festival Internacional de Teatro (parte da Bienal). Esta criação da Companhia Carlo Colla contou com o decisivo contributo de Eugenio Monti Colla (1939-2017) na confecção das enormes marionetas-esculturas (cerca de 150, no total, algumas com mais de 1m de altura) e nos figurinos e encenação. É essa produção, várias vezes reposta desde então, que agora visita Almada. O que mais faz esta produção mítica é o facto de contar com a voz de Eduardo De Filippo ‘falando’ todas as personagens, excepto Miranda e Ariel — ele que as gravou no seu último ano de vida! Quanto ao resto: sejam bem-vindos a um mundo de cores, sons, alegorias, magia teatral e efeitos cénicos, habitado por criaturas humanas e sobrenaturais. Na certeza de que, no fim, triunfará o amor de Miranda e de Ferdinando!
A Compagnia Carlo Colla & Figli foi criada como companhia itinerante de teatro de fantoches em 1835, mas desde 1906 que o seu centro de actividade é Milão. O seu valioso arquivo conta com mais de 600 manuscritos, contendo os guiões de todo o seu repertório histórico. Franco Citterio é o seu actual director.
EN In October 1985, the Venice Biennale premiered Shakespeare’s The Tempest as puppet theatre, by the historic firm of Carlo Colla (Milan), using the epoch-making translation into 17th century Neapolitan language by noted Italian dramatist, actor and playwright Eduardo De Filippo, who crafted it a year before his death. Unique to this production is the fact that Eduardo’s voice features in all puppets, except Ariel and Miranda. Eugenio Monti Colla (1939-2017) has the magic visual result to his credit. So, prepare to be spellbound!
ALMADA
Fórum Municipal Romeu Correia . Auditório Fernando Lopes-Graça
SÁB 06 | DOM 07 |
15:00 | 15:00 e 21:30 |