VERO CENDOYA DANCE Co. (Barcelona, Espanha)
Co-produção: Festival FiraTàrrega (Lérida, Espanha), Centro Coreográfico El Graner (Barcelona, Espanha) e Associazione Carovana S.M.I (Sardenha, Itália)
TEXTOS
Eduardo Galeano
DIRECÇÃO MUSICAL
Adele Madau
BAILARINAS
Dory Sanchez
Linn Johanson
Natalia d’Anunzzio
Sarah Anglada
Tina Halford
JOGADORES
Adrian Nieto
Babou Cham
Gabrielle Frillici
Gastón la Torre
Reynaldo Zerpa
ÁRBITRO
Jon López
VOZ-OFF
Blanca Portillo
DESENHO DE LUZ
Sylvia Kuchinow
FIGURINOS
Myriam Ibañeze
Viviani Calbjeti
PRODUÇÃO
Albert Baldomà
DURAÇÃO
1h00
CLASSIFICAÇÃO
para todas as idades
Inspirado no filme de Paolo Zucca L’Arbitro e em textos do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, esta peça coreográfica para cinco bailarinas, cinco jogadores de futebol e um árbitro assenta num diálogo estético e crítico entre a dança contemporânea e a indústria do futebol, que produz os actuais grandes espectáculos de massas por excelência: os jogos de futebol, arenas de todas as glórias. Belo e cómico, é um espectáculo de rua poderoso, que arrebatou os prémios da crítica (Festival FiraTàrrega e Associação de Críticos de Teatro da Catalunha). Na Praça São João Baptista, em Almada, com entrada livre, contará com a participação de elementos da comunidade almadense.
Vero Cendoya (n. Barcelona, 1976), é coreógrafa, performer e artista plástica. Muito talentosa, formou-se e trabalhou com grandes criadores, caso da coreógrafa norte-americana Trisha Brown. O seu trabalho tem também uma vertente comunitária, desenvolvendo projectos de dança com e para pessoas com limitações psíquicas. Em 2008 fundou a sua própria companhia, vocacionada para o cruzamento interdisciplinar entre a dança e todas as outras artes. Dirige desde 2 011 o centro de investigação artística La Palomera, em Barcelona. Tem marcado presença em grandes festivais, teatros, praças e ruas do Mundo inteiro, incluindo na América Latina e na China.
Inspired by Paolo Zucca’s film The referee and texts by Uruguayan journalist and writer Eduardo Galeano, this choreographic piece for five dancers, five football players and a referee is based on an aesthetic and critical dialogue between contemporary dance and the football industry. It presents a powerful street show that won several Catalonian critics’ awards.
ALMADA
Praça São João Baptista
SEX 05 |
22h00 |