VISJONER TEATRE (Oslo, Noruega)
CONCEPÇÃO, DIRECÇÃO ARTÍSTICA E INTERPRETAÇÃO
Juni Dahr
MÚSICA
Chris Poole
DESENHO DE LUZ
Frank Tangen
PRODUÇÃO
Marianne Roland
LÍNGUA
Norueguês (legendado em Português)
DURAÇÃO
1h00
CLASSIFICAÇÃO
M/12
Nascida durante a Guerra dos 100 anos, a filha de um camponês francês chamado Jacques d’Arc começou a ouvir vozes aos 13 anos, chamamentos que a exortavam a uma inesperada tarefa: a de ajudar Carlos V II a ser coroado Rei de França. Acusada de bruxaria e de heresia, Joana d’Arc (1412-1431) foi condenada e queimada viva. Mais tarde seria beatificada, e depois canonizada pelo Vaticano.
Ancorado no tema da paixão que não conhece limites, de alguém que se mantém fiel a uma mensagem que arde dentro de si e que se dispõe ao sacrifício por aquilo em que acredita, o espectáculo baseia-se em textos escritos pela própria Joana d’Arc e em registos remanescentes das palavras que terá proferido durante o seu julgamento. Teve uma primeira versão estreada em Los Angeles em 1988, com encenação de John Morrow. Numa crítica publicada nos Los Angeles Times podia ler-se: «Dahr está enfeitiçada por Joana.» Juni Dahr (n. Oslo, Noruega, 1953), actriz e encenadora, discípula de Grotowski, cujo trabalho assenta muitas vezes no cruzamento de textos clássicos com a performance em lugares específicos não convencionais – tal como o foi a Casa da Cerca, onde recriou já Hedda Gabler, de Ibsen – regressa a Almada, desta feita à Capela do Seminário de São Paulo: um lugar extraordinário e indelevelmente ligado à História do teatro em Portugal (Frei Luís de Sousa culmina ali).
Set on the theme of boundless passion, of remaining faithful to a message that is burning inside and the will to sacrifice oneself for one’s beliefs, this show is based on texts written by Joan of Arc herself and on remaining records of her words during her trial. She was accused of witchcraft and heresy, condemned and burnt to death, later to be beatified and then canonised by the Vatican.
ALMADA
Seminário de São Paulo
SEG 15 | TER 16 | QUA 17 |
21h30 | 18h30 | 21h30 |