39º Festival AlmadaEspectáculos estrangeiros

Hokuspokus

Criação colectiva | Encenação de Hajo Schüler

Familie Flöz (Berlim, Alemanha)
Co-produção: Theaterhaus Stuttgart e Theater Duisburg

Interpretação
Fabian Baumgarten
Anna Kistel
Sarai O’Gara
Benjamin Reber
Mats Süthoff
Michael Vogel
Criação das máscaras
Hajo Schüler
Cenografia
Felix Nolze
Figurinos
Mascha Schubert
Música
Vasko Damjanov
Sarai O’Gara
Benjamin Reber
Duração
1h20m
Classificação
M/12

Na origem de Hokuspokus está a aventura da criação teatral. Como será um espectáculo que se propõe pôr em cena o princípio das coisas? Que papéis são distribuídos? Que personagens queremos ver ganhar vida a partir de um pedaço de barro? E precisamos mesmo de barro para as esculpir? E, acima de tudo, como se chega ao término de um projecto com estas características? Vamos então até ao início de tudo, quando as trevas se transformam em luz, quando se sente um sopro divino, e quando os primeiros amantes se encontram no jardim do Paraíso, onde dão os primeiros passos, procuram abrigo da natureza, e tentam comprar um apartamento em conta. O destino depressa se encarregará de os confrontar com as agruras da vida. Com o nascimento dos filhos, as forças centrífugas crescem – e ameaçam a unidade familiar.
Com este novo projecto, estreado já em Junho de 2022, a caixa de ferramentas utilizada habitualmente pelos Familie Flöz ganha novos utensílios. Desta vez poderemos ver os actores por detrás das máscaras. Criador e criação fundem-se num só, até ao momento em que a história acaba por contar-se a si própria. Hokuspokus brinca com a origem da palavra a que vai buscar o título, que consistirá numa corruptela da expressão latina Hoc est enim corpus meum: “este é o meu corpo”. Eis o regresso do colectivo alemão a Almada, depois de Dr. Nest ter sido eleito Espectáculo de Honra em 2018, e de no ano seguinte Infinita subir à cena no TMJB.


EN Familie Flöz expands its toolbox for this play and, in addition to the familiar mask figures, it also shows the actors behind them. Whether playing music, singing, filming, or speaking, this ensemble creates the world of masks before the eyes of the audience. The title Hokuspokus plays with the presumed origin of the word, a popular verbalization of the Latin Hoc est enim corpus meum: “This is my body”.


ALMADA

Escola D. António da Costa . Palco Grande

SEG 18

22h00


mostrar mais
Back to top button