History of violence
História da violência
De Édouard Louis | Encenação de Ivica Buljan
Mini Teater (Eslovénia)
Co-produção: Mestno Gledališče Ptuj
Tradução
Miha Medved
Apoio à dramaturgia
Alen Prošić
Interpretação
Petja Labović
Benjamin Krnetić
Saša Pavlin Stošić
Robert Waltl
Boris Vlastelica
Figurinos
Ana Savić Gecan
Música original
Boris Vlastelica
Vídeo e desenho de luz
Toni Soprano Meneglejte e sonda57
Texto português
Luísa Benvinda Alves
Agradecimento
Editora Elsinore
Língua
Esloveno
legendado em português
Duração
75 min.
Classificação
M/16
Na véspera de Natal, na Place de la République, em Paris, Édouard conhece Reda, um descendente de argelinos. Conversam, começam a flirtar e Édouard convida Reda para subir ao seu apartamento, onde passam a noite juntos. Reda fala sobre a sua infância, sobre a vida duríssima do pai, e quando está prestes a ir-se embora, Édouard descobre que o seu smartphone desapareceu. Reda puxa então de uma pistola, ameaça Édouard, e a agressividade leva à extrema violência e até mesmo à violação. O que se segue demonstrará o poder esmagador do preconceito contra a homossexualidade e os imigrantes, e a que ponto a violência está afinal desse lado, do daqueles que não aceitam o desvio à norma – seja o da identidade cultural ou sexual.
A narrativa (Histoire de la violence, 2016) reconstrói com liberdade literária uma noite similarmente traumática experienciada pelo escritor Édouard Louis, num retrato impiedoso das actuais sociedades. Um texto corajoso, por um dos mais jovens e promissores autores franceses dos nossos dias, cujas obras foram já traduzidas e encenadas em vários países.
O Mini Teater, fundado em 1999, tem deixado na Eslovénia a sua marca distintiva, oposta aos movimentos formalistas de ruptura vanguardista, assente no teatro de arte europeu e no vanguardismo norte-americano do século XX. O encenador Ivica Buljan, que para a Companhia de Teatro de Almada dirigiu Cais Oeste de Koltès, tem trabalhado grandes textos dessas dramaturgias, entre as quais peças de H. Muller, R. Walser ou ainda E. Jelinek. Trata-se de uma figura cimeira do teatro no seu país.
EN On Christmas Eve, in Paris, young Édouard meets Reda, a young man of Algerian descent. They start flirting and Édouard invites Reda to his apartment. A few hours later, Édouard finds out his smartphone is missing. Reda suddenly pulls out his gun and things quickly lead to violence. In his autobiographical novel History of Violence, French writer Édouard Louis reconstructs that traumatic night and creates a text that is a thorough social analysis of our times.
ALMADA
Fórum Municipal Romeu Correia . Auditório Fernando Lopes-Graça
SEX 2 | SÁB 3 | DOM 4 | SEG 5 |
20h30 | 15h00 e 20h30 | 20h30 | 20h30 |