Espectáculos estrangeiros

Crisi di nervi, tre atti unici di Anton Cechov

Crises de nervos, três actos únicos de Anton Tchecov

Texto de Anton Tchecov
Encenação de Peter Stein

Tieffe Teatro Milano (Itália)
Co-produção: Teatro Biondo di Palermo
Apoio: Instituto Italiano de Cultura

Interpretação
Alessandro Averone
Sergio Basile
Maddalena Crippa
Gianluigi Fogacci
Alessandro Sampaoli
Emilia Scatigno
Adaptação
Peter Stein
Carlo Bellamio
Cenografia
Ferdinand Wögerbauer
Figurinos
Anna Maria Heinreich
Desenho de luz
Andrea Violato

Língua
Italiano, com legendas
Duração
1h45
Classificação
M/12

‘Desviando-se’ das grandes peças de maturidade (que já visitou todas), Peter Stein vira-se agora para os curtos (e despretensiosos) ensaios dramáticos juvenis de Tchecov, escritos numa época em que o dramaturgo publicava abundantemente vários contos em jornais e revistas — textos que lhe valeram a primeira notoriedade no meio literário. O monólogo Dos malefícios do tabaco data de 1886 (e teve várias revisões até à versão final, de 1902) e surgiu primeiro na Gazeta de Petersburgo, em Fevereiro desse ano. Foi pela primeira vez levado à cena em 1901, em Kolomna (Rússia). A farsa O urso data de 1888, tendo a estreia — em Outubro desse ano, em Moscovo — quase coincidido com a atribuição ao autor do Prémio Pushkin, por uma colectânea de contos. Menos de seis meses depois, nova farsa estreava em São Petersburgo: O pedido de casamento (1889), num ano marcado pela morte — de tuberculose, de que Tchecov já então padecia — do irmão mais velho do escritor, Nikolai. Segundo Stein, estas peças são devedoras da comédia francesa e do vaudeville — plenas de sarcasmo, comicidade, mordacidade e absurdo.
Peter Stein (Berlim, 1937) é um dos ‘monstros sagrados’ do teatro internacional. Como encenador de teatro e de ópera, marcou o último meio século nos palcos europeus com trabalhos de absoluta referência. Ficou célebre o período de 15 anos em que dirigiu a Schaubühne de Berlim (1970-85), assim como os seis anos (1991-97) em que dirigiu a secção teatral do Festival de Salzburgo. Recebeu o Prémio Europa de Teatro em 2011, a Medalha Goethe de Ouro em 2001 e o Prémio Erasmo em 1993, entre muitas outras distinções. Na última década tem trazido as suas criações ao Festival de Almada, onde em 2015 dirigiu o curso de formação O sentido dos Mestres.


EN Three ‘Einakter’ (one-act plays) of Anton Tchekhov’s youth assembled under the umbrella title of ‘Crisi di nervi’ (or ‘Nervous Breakdown’) is the latest creative outpouring of iconic German theatre and opera director Peter Stein (b. 1937) with Tieffe Theatre Milan (Teatro Menotti) and Palermo’s Teatro Biondo. A mix of French commédie and vaudeville, mingled with typical Russian traits that Tchekhov was so keen on grasping and depicting to derision, through the eyes of an absolute master – Stein. What more’s left to be said?


ALMADA

Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Principal

SÁB 13

DOM 14

21:30

19:00


mostrar mais
Back to top button