TEC – TEATRO EXPERIMENTAL DE CASCAIS (Cascais, Portugal)
VERSÃO E DRAMATURGIA
Graça P. Corrêa
CENOGRAFIA E FIGURINOS
Fernando Alvarez
DESENHO DE LUZ
Rui Monteiro
DESENHO DE SOM
SURROUND
Hugo Neves Reis
ASS. DE ENCENAÇÃO
E DIRECÇÃO DE CENA
Rodrigo Aleixo
INTERPRETAÇÃO
Bárbara Branco
Bernardo Souto
João Gaspar
Lídia Muñoz
Luísa Salgueiro
Manuela Couto
Teresa Côrte-Real
DURAÇÃO
1h40
CLASSIFICAÇÃO
M/12
Considerado o texto cénico mais chocante de Tennessee Williams (1911-1983), é frequentemente o alvo favorito dos detratores da sua dramaturgia. Na época em que estreou, no ano de 1958, a peça foi apreciada pela sua estrutura dramática aparentemente simples, mas ao mesmo tempo detestada pelo seu conteúdo “perturbador” e fortemente incómodo para a sociedade, em razão do que Williams escolhe pôr em cena para descrever a atmosfera de repressão sexual, de infinita hipocrisia e de multiformes relações de poder e manipulação: a homossexualidade, a violação, a loucura e até o canibalismo. Poucos, nessa altura, souberam reconhecer que se trata de uma obra-prima dramatúrgica, de composição formalmente rigorosa e temáticas tratadas com inéditas verdade e profundidade. Envolta em mistério, leva-nos pela mão do Dr. Cukrowicz a entrar na estranha casa de Violet Venable, para descobrir lentamente o que aconteceu com o seu filho Sebastian, falecido subitamente no Verão passado em circunstâncias atrozes e inexplicáveis.
Carlos Avilez estreou-se em 1956, na Companhia Amélia Rey-Colaço–Robles Monteiro. Em 1965 fundou o TEC – Teatro Experimental de Cascais. Trabalhou com Peter Brook e Jerzi Grotowski. Dirigiu os dois teatros nacionais de Portugal. Fundou a Escola Profissional de Teatro de Cascais, que dirige. Na edição passada, o Festival de Almada homenageou-o.
Carlos Avilez, who was given homage on the last edition of Festival de Almada, directs one of the most enigmatic plays by Tennessee Williams: Suddenly, Last Summer. This premiere is produced by one of the most long established Portuguese independent theat- er companies: Teatro Experimental de Cascais, founded in 1965. The New York Times considered this play one of the “most fertile gothic novels written by Williams”: the text was first produced in 1958 and caused immediate scandal for its references to homo- sexuality, rape and cannibalism.
ALMADA
Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Principal
SEX 03 | SÁB 04 | DOM 05 |
21h00 | 21h00 | 16h00 |