Espectáculos portugueses

Mãe Coragem

Texto de Bertolt Brecht
Com poemas de José Saramago
Encenação de António Pires

Teatro do Bairro / Ar de Filmes (Lisboa)
Co-produção: Centro Cultural de Belém

Interpretação
Maria João Luís
Carolina Campanela
Carolina Serrão
Cassiano Carneiro
Cláudio da Silva
Duarte Guimarães
Francisco Vistas
Hugo Mestre Amaro
Jaime Baeta
João Barbosa
João Sá Nogueira
João Veloso
Mário Sousa
Ricardo Aibéo
Sofia Marques
Tradução
Ilse Losa
Cenografia
João Mendes Ribeiro
Figurinos
Luísa Pacheco
Música
Miguel Sá Pessoa
João Sampayo
Desenho de luz
Rui Seabra
Produtor
Alexandre Oliveira

Língua
Português
Duração
2h00, aproximadamente
Classificação
M/12

Obra-prima do teatro do século XX, Mãe Coragem e seus filhos é por muitos tida como a mais notável denúncia do belicismo em todo o repertório teatral. Concebida desde 1938, quando Brecht estava exilado na Dinamarca, e escrita (com a ajuda de Margarete Steffin) no Outono de 1939, em cinco febris semanas, já depois de se mudar para perto de Estocolmo, a peça consiste numa reacção directa à invasão da Polónia pelas tropas nazis, e numa denúncia de quantos, nos países neutros, esperavam poder lucrar com os negócios de guerra. A ‘Mãe Coragem’ do título, um dos grandes papéis do repertório teatral, é uma tendeira que, com a sua carroça, acompanha o progresso de um regimento do exército sueco pela Polónia, Alemanha e Itália durante a devastadora Guerra dos Trinta Anos, procurando assim fazer prosperar os seus negócios. Os seus três filhos, que ela procura preservar das matanças que testemunha à sua volta, serão, um após outro, vítimas dessa selvajaria – e vítimas da ganância da mãe. Estreada em Abril de 1941, em Zurique, Mãe Coragem estrearia em Portugal em 1986, no Teatro Nacional D. Maria II, com Eunice Muñoz no papel titular.
Um dos maiores dramaturgos do século XX, o alemão Bertolt Brecht (1898-1956) revolucionou a muitos títulos o teatro europeu, cunhando conceitos como ‘teatro épico’ e ‘efeito de estranhamento’, aplicados a um corpus de obras criado ao longo de cerca de 35 anos. Fundou o famoso Berliner Ensemble (1949), cuja peça de estreia foi justamente a Mãe Coragem.


EN One of the 20th century’s most famous plays, Bertolt Brecht’s Mother Courage (1939) describes the (mis)fortunes of canteen woman Anne Fierling and her three children, during the Thirty Years War (17th century). Spurned by her greed, Courage ends up losing all her children. The play is seen as a denunciation of war and of all those who see it as an occasion to earn (more) money, no matter what. Mother Courage premiered in Zurich, in 1941 and has since been staged all over the world, apart from several film adaptations.


ALMADA

Teatro Municipal Joaquim Benite . Sala Principal

QUA 17

QUI 18

21:30

19:00


mostrar mais
Back to top button