A equipa
Texto de Afonso Cruz | Direcção e criação de Rui M. Silva
Dentro do Covil (Lisboa)
Co-produção: Centro de Arte de Ovar / Câmara Municipal de Ovar
Interpretação
Rui M. Silva
Desenho de luz
Nelson Valente
Sonoplastia
Duarte Moreira
Produção executiva
Luna Rebelo
Raquel Sousa
—
Língua
Português
Duração
50m
Classificação
M/12
Aequipa cruza, de forma simples e desarmante, dois mundos improváveis: o teatro e o basquetebol. Sozinho em palco, Rui M. Silva provoca um encontro entre si próprio e a sua memória, convidando o público a acompanhá-lo nessa jornada. Uma viagem ao (seu) passado, que é simultaneamente uma reflexão sobre o presente e o papel da memória na construção da identidade de cada um. À medida que se desfiam as histórias do passado, vai-se também interpelando o presente e a própria vida. Este diálogo entre duas épocas encerra igualmente um confronto físico do actor com o seu próprio corpo, que já não é o mesmo — um corpo que fazia e que, hoje, já não consegue fazer. Partindo de uma realidade concreta — uma equipa de basquetebol juvenil de uma pequena cidade —, constroem-se pontes para a forma como nos organizamos socialmente, como nos relacionamos uns com os outros, e como nos construímos enquanto indivíduos.
Eis um espectáculo sobre a importância e a força do colectivo, no qual a utopia é eleita como um caminho para a superação. Neste encontro, são partilhadas as dores da perda e os alicerces que sustentam a construção de identidades pessoais e comunitárias. No final assiste-se a uma celebração, a uma ode à vida, sem lugar nem tempo. O texto de Afonso Cruz foi escrito a partir dos relatos dos antigos basquetebolistas da Ovarense.
EN A equipa [The team] is an homage to a group of young basketball players who developed their own social order through the values of team sport and fair-play. Having experienced emotions of victory and defeat through the years, at a certain point they were confronted with the loss of one of their own. As they were shaken by this untimely death, this event would prove to be defining for them as they mature into men. This show is an ode to life, needless of time or place.
ALMADA
Incrível Almadense . Salão de Festas
SÁB 15 | DOM 16 | SEG 17 |
17h00 . 21h30 | 16h00 | 21h30 |