38º Festival AlmadaEspectáculos

Maria Callas – Lettres et mémoires
Maria Callas – Cartas e memórias

De Tom Volf

Les Visiteurs du Soir (França)

Co-apresentação: CCB/Festival de Almada
Apoio: Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e Institut Français du Portugal

Texto e encenação
Tom Volf
Interpretação
Monica Bellucci
Vídeo
Olivier Olry
Luz
Anne Roudiy
Caracterização
Letizia Carnevale
Língua
Francês
legendado em português
Duração
70 min.
Classificação
M/12
folha de sala

Nos finais de 2019, por altura do lançamento do livro Maria Callas Lettres&Mémoires, de Tom Volf, Monica Bellucci estreou-se nos palcos de teatro, realizando uma série de leituras de excertos dessa obra. Da infância modesta que Maria Callas (1923-1977) teve em Nova Iorque até aos anos da guerra em Atenas; do seu discreto debute na ópera até aos píncaros de uma carreira planetária marcada por escândalos e provações pessoais; do amor idealizado pelo marido até à paixão por Onassis, este espectáculo leva-nos a descobrir a história verdadeira por detrás da lenda. Levanta-se o véu que tanto cobre Maria – a mulher vulnerável, fendida entre a sua vida nos palcos e a sua vida privada – como Callas, a artista vítima da exigência para consigo própria e da batalha perpétua que travou com o canto. Apesar da solidão dos últimos anos vividos em Paris, continuou a trabalhar sem descanso até ao último suspiro, aos 53 anos de idade. Eis pois um auto-retrato fascinante e perturbador da maior voz do século XX.

Desde as suas primeiras aparições em filmes, no início dos anos de 1990, Monica Bellucci trabalhou com os mais internacionais de entre os cineastas. De Bond girl a Cleópatra ou Perséfone, a sua carreira tem-na revelado como uma actriz-musa de grande versatilidade. Tom Volf, reconhecido especialista na vida e obra da maior cantora lírica de todos os tempos, faz neste espectáculo a proeza de adaptar e encenar uma investigação de sete anos que revela uma Maria Callas desconhecida da maioria.


EN It was a real challenge to revisit Callas’s life, using only her own words, exclusively, in a show which lasts just slightly more than an hour. Indeed, what we are talking about here is 30 years of a life filled with glory and pain, unfolding under our very eyes. Maria speaks directly to the audience, revealing herself as never before. Monica Bellucci’s stunning first-time-ever stage performance, brings
an unknown to most Maria Callas back to life.


LISBOA

Centro Cultural de Belém . Grande Auditório

SÁB 10

DOM 11

19h00

19h00


mostrar mais
Back to top button