37º Festival AlmadaActos Complementares

O sentido dos Mestres

COM MADALENA VICTORINO

Apoio: Share Foundation

A inscrição no curso, destinado a estudantes e a profissionais do teatro, faz-se mediante o envio de CV e carta de motivação para geral@ctalmada.pt e tem um custo de 20€ (10€ para Assinantes do Festival).

Adança como arma de fogo”, eis o título e programa deste seminário sobre dança contemporânea e sobre o que esta pode realizar dentro e fora da sua esfera habitual, procurando pensá-la como ferramenta fundamental para conectar os tecidos sociais e culturais aos tecidos da arte. Mas procurando também pensá-la como um espaço privilegiado, pondo o corpo que dança e o corpo da vida numa mesma equação, na qual o poder político do corpo e a sua potenciação em projectos artísticos alteram a fisionomia da vida – seja a de uma criança, de um grupo específico ou de uma comunidade em sentido geral. Procurando, enfim, que o corpo-arma em fogo alastre, contamine e renasça.

Grandes temas para uma abordagem metodológica e transversal à dança assim pensada: o acesso e a acessibilidade às artes; o território como matéria de criação; a humanidade como fonte e alimento; relações e tensões entre discurso e práticas artísticas; a imaginação do corpo; co-criação e felicidade; as danças interiores e exteriores; conexões com o expressionismo alemão e o individualismo contemporâneo; o corpo como paisagem de uma contemporaneidade que nos foge das mãos; nomeação e análise de projectos artísticos, sociais e culturais que pelo Mundo incendeiam realidades.


20 de Julho
Acesso e acessibilidade nas artes: o corpo democrático
21 de Julho
Educação e participação nas artes: a arte participativa
22 de Julho
Quando o “humano” é fonte para a criação.
Visitas a projectos que “transpiram” humanidade
23 de Julho
A imaginação do corpo. A luz no corpo. O que pode a arte
24 de Julho
O corpo como paisagem dramatúrgica e coreográfica.
O território como terra e campo de criação

Madalena Victorino (n. 1958) estudou dança contemporânea, composição coreográfica e pedagogia das artes no The Place (London School of Contemporary Dance), no Laban Centre (Goldsmiths College, University of London) e na Exeter University. Nos anos de 1990 foi co-fundadora do Forum Dança, a primeira estrutura de dança independente em Portugal. Desenvolveu entre 1996 e 2008 no Centro Cultural de Belém o primeiro espaço de fruição artística internacional para um público jovem. Entre 2008 e 2018 foi co-programadora do Festival TODOS – Caminhada de Culturas, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Academia de Produtores Culturais. Criou em 2016, com Giacomo Scalisi, o projecto Lavrar o Mar, de dinamização das artes e mediação cultural na serra algarvia e Costa Vicentina.

Em Portugal, o seu trabalho tem sido marcado pela criação de projectos coreográficos vocacionados para a aproximação entre a prática e o discurso artísticos e a sociedade em geral, desenvolvendo programas educativos e sociais inovadores em vários pontos do território, dinamizando culturalmente tanto cidades multiculturais carentes de pontes de diálogo, como regiões localizadas longe dos grandes centros urbanos. Socialmente implicado, e de reconhecida vertente humanista, o seu trabalho foi já várias vezes distinguido com importantes prémios que reconheceram a intensa e ampla actividade artística que a coreógrafa e pedagoga tem desenvolvido. Autora do programa curricular de dança para o Ministério da Educação, lecciona em múltiplas instituições de Ensino Superior.


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