INSTRUÇÕES PARA ABOLIR O NATAL
De Michael Mackenzie | Encenação de Isabel dos Santos
ACTA — A COMPANHIA DE TEATRO DO ALGARVE (Faro, Algarve)
TRADUÇÃO
Isabel dos Santos
Sara Mendes Vicente
CENOGRAFIA
Jean-Guy Lecat
DESENHO E OPERAÇÃO DE LUZ
Octávio Oliveira
DESENHO E OPERAÇÃO DE SOM
Diogo Aleixo
INTERPRETAÇÃO
Luís Vicente
Sara Mendes Vicente
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Márcia Martinho
DURAÇÃO
1h20
CLASSIFICAÇÃO
M/14
Oencenador, cineasta e dramaturgo canadiano Michael Mackenzie estreou este texto em 2011, revisitando os processos e ondas de choque da chamada crise do subprime, advinda nos Estados Unidos em 2007 e chegada à Europa em 2008. Assim retratou um sistema económico global feito refém do sector financeiro – um universo impenetrável e desumanizado, dirigido a partir de reuniões à porta fechada nas quais se joga a vida de países com fundos de investimento de risco. O texto viria a conhecer uma nova versão, numa narrativa agora contextualizada pela incerteza das consequências do Brexit. «Espero que esta peça vos proporcione um vislumbre, por mais pequeno que seja, do mecanismo obscuro e frágil da máquina do sistema económico mundial, através destas duas personagens apanhadas no turbilhão do seu colapso e na implosão das suas próprias vidas», escreveu o autor. Vidas que nesta nova versão são expostas enquanto emanações de uma humanidade deformada, marcadas pela sociopatia e pela disfuncionalidade (de contornos trágicos) dos laços de sangue, numa evocação dos grandes mitos clássicos da Antiguidade.
Com encenação de Isabel dos Santos, encenadora e actriz portuguesa que vive e trabalha há vários anos no Canadá, onde foi vereadora da Câmara de Montreal com o pelouro da Acção Social, e contando com a interpretação de Luís Vicente, eis um espectáculo sobre duas personagens em crise. Crise eminentemente ontológica – por inevitável contaminação, nas relações entre os seres humanos, dos princípios operativos da finança mundial.
Instructions to Abolish Christmas by Canadian film and theater director Michael Mackenzie, was written in 2011 and is based on the effects of the subprime crisis of 2007. Luís Vicente, the director of ACTA, invited Isabel dos Santos – a Portuguese who has been living in Canada for many years – to direct this play.
ALMADA
Cine-Teatro da Academia Almadense . Auditório Osvaldo Azinheira
QUI 16 | SEX 17 | SÁB 18 | DOM 19 |
21h30 | 21h30 | 21h30 | 16h00 e 21h30 |