36º Festival Almada

A BODA

de Bertolt Brecht | Encenação de Ricardo Aibéo

SUL ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA (Lisboa, Portugal)
Co-produção: Centro Cultural de Belém e Teatro Nacional São João

TRADUÇÃO
Jorge Silva Melo
Vera San Payo de Lemos
INTERPRETAÇÃO
David Almeida
Dinis Gomes
Duarte Guimarães
João Craveiro
Luis Lima Barreto
Márcia Breia
Rita Durão
Rita Loureiro
Sofia Marques
CENOGRAFIA
Cláudia Lopes Costa
DESENHO DE LUZ
Rui Seabra
FIGURINOS
Cláudia Lopes Costa
Susana Moura
DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO
Armando Valente
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Daniel Nunes

 

DURAÇÃO
1h30
CLASSIFICAÇÃO
M/12

Insolente e burlesco, inspirado num sketch do seu amigo Karl Valentin, o texto data de 1919, quando o dramaturgo contava apenas vinte e um anos. Indo beber às feiras e festas da cerveja à boa moda e tradição alemãs da sua cidade natal de Augsburg, na Baviera, é um retrato ácido do casamento – ritual celebratório, sacramento, mas sobretudo instituição na qual assenta a vida adulta e a existência de pessoas cedo condenadas à hipocrisia. Apresentada pela primeira vez em Frankfurt em 1926, a peça escandalizou. Mais tarde, Brecht reintitulou o texto, chamando-lhe A boda dos pequenos burgueses, inscrevendo assim à cabeça a sua aversão aos burgueses – sempre dúplices, ambíguos, complexados e, por sua própria acção, ridículos.

Ricardo Aibéo (n. 1973) estreou-se como actor com Shakespeare, em 1996 – o ano em que começou a colaborar com o Teatro da Cornucópia, onde mais tarde viria, já como encenador, a assinar a direcção de vários espectáculos. Fez muito cinema, também como realizador, tendo assinado o documentário A Ilha (2009, premonitório, rodado durante os ensaios de A tempestade, de Shakespeare), sobre o Teatro da Cornucópia – a companhia histórica, entretanto extinta, com a qual os actores deste espectáculo colaboraram regularmente. Esta criação é mais um passo na afirmação das suas vontades e cumplicidades como grupo.


This insolent and burlesque text was inspired by a Karl Valentin sketch and it dates back to 1919, when the playwright was only 21, drinking at beer fairs and festivals in good German fashion in his home town Augsburg. It’s a sour portrait of marriage, the institution on which adult life and the existence of those people long condemned to hypocrisy are based.


ALMADA

Escola D. António da Costa . Palco Grande

QUI 04

22h00


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