CURSO DE FORMAÇÃO |
Através de uma série de cinco encontros, Josef Nadj revelará a sua abordagem artística ao trabalho coreográfico a partir da sua última criação, Omma, que se apresenta no Festival deste ano. Percorrerá a sua prática da improvisação e como esta permite mergulhar na memória pessoal de cada um para reencontrar gestos universais que estão na origem da dança. Nesse processo, a simplicidade guia a pesquisa do movimento dançado, à procura dos gestos que assentam no essencial, sem artifícios. Tratar-se-á de explorar o corpo como matéria orgânica a modelar, a talhar, com a qual se pode experimentar. Um corpo que é por vezes animal, e não cultural. Explorar-se-á também a relação entre o corpo e o movimento dançado enquanto fenómeno ligado ao Universo, a uma cosmogonia, num regresso às origens do gesto, procurando o que no movimento nos liga uns aos outros, num espaço-tempo comum.
“Entender a dança, acima de tudo, como um local de encontro”, é desta forma que Josef Nadj (n. 1957, em Kanjiža, na antiga Joguslávia, actual Sérvia) define o seu trabalho. Artista sem fronteiras nem barreiras, Nadj é também um artista visual. Ao longo da sua carreira – de Canard pékinois (1987) a Mnémosyne (2018) – Nadj tem infatigavelmente procurado alcançar uma linguagem coreográfica exigente e apaixonada, na qual se alternam tanto a gravidade e a compaixão, como a profundidade e o humor. Quer se lance na abordagem de autores atípicos (Beckett, Kafka, Michaux) ou desafie pintores a juntarem-se-lhe no palco (como Miquel Barceló), a sua originalidade insolente desabrocha em absoluta liberdade corporal. As suas criações têm-se tornado referências na dança contemporânea. Em França, onde reside, dirigiu o Centre Choréographique National d’Orléans (1995-2016), após o que criou a sua própria companhia, o Atelier 3+1, em Paris. O seu trabalho tem sido reconhecido e celebrado no Mundo inteiro.
A inscrição no curso, destinado a actores e/ou bailarinos profissionais, faz-se mediante o envio de CV e carta de motivação para geral@ctalmada.pt e tem um custo de 20€ (10€ para Assinantes do Festival).
ALMADA
Fórum Municipal Romeu Correia . Sala Pablo Neruda
10 a 14 JUL |
das 15h00 às 18h00 |