37º Festival Almada

TURMA DE 95

De Raquel Castro | Encenação de Raquel Castro

BARBA AZUL (Lisboa, Portugal)
Co-produção: Teatro do Bairro Alto, Espaço do Tempo, Centro de Artes de Ovar e Teatro das Figuras

APOIO À DRAMATURGIA
Alexander Kelly
DESENHO DE LUZ
Daniel Worm
INTERPRETAÇÃO
Raquel Castro
PRODUÇÃO
Vítor Alves Brotas – Agência 25
APOIO TÉCNICO
João Gambino
DIRECÇÃO TÉCNICA EM DIGRESSÃO
Tiago Coelho

 

DURAÇÃO
1h30
CLASSIFICAÇÃO
M/12

 

folha de sala

«Esta fotografia foi tirada no átrio do Colégio Salesiano de Lisboa em 1995, o ano em que saiu o álbum Mellon Collie and the Infinite Sadness, dos Smashing Pumpkins, aquela que viria a ser a banda preferida do Miguel N.. Estávamos no 9.º ano, o João C. e a Filipa N. estavam apaixonados, o Pedro C. C. sonhava em vir a ser jogador de futebol e o Rui A. foi à televisão imitar o Michael Jackson. Quase todos tinham uma alcunha: a Testa Rossa, a Cavalona, o Splinter, a Beaver, o Chinês, o Dumbo. Eu, a sétima a contar da esquerda, na fila de trás, era a Olívia Palito.» (da nota da autora e intérprete, Raquel Castro, actriz e encenadora de cuja formação e vida teatrais fazem parte Pedro Gil, Gonçalo Amorim, Tiago Rodrigues, Miguel Castro Caldas, ou Rui Pina Coelho, entre muitos outros nomes do teatro contemporâneo feito em Portugal).

Partindo de Class of 76 (da companhia inglesa Third Angel), o espectáculo faz bastante mais do que revisitar as histórias particulares de quem integrou a referida turma de 95, documentando, através da memória de coisas aparentemente despiciendas, uma composição social que espelha o imobilismo da estrutura societal portuguesa. Retrato sociológico desassombrado de uma geração cuja frequência dos Salesianos (originalmente uma obra educativa de caridade destinada aos mais pobres) não salvou da injustiça, da depressão ou da descrença, Turma de 95 estreou em 2019 e está nomeado para os Prémios da Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Texto e Melhor Espectáculo desse ano.


Alone on stage, Portuguese actress and dramatist Raquel Castro shows us a group picture of her 95 class at Colégio Salesiano de Lisboa, when she was a teenager. Castro investigated the lives and ‘becomings’ of each one of her colleagues, and gives us a portrait of a generation whose parents could afford to pay for that expensive college. Love, hatred and bullying (long before this term was coined) are part of Class of 95, which was nominated for Best Play and Best Show of 2019 by the Sociedade Portuguesa de Autores.


ALMADA

Teatro-Estúdio António Assunção

SÁB 04

DOM 05

SEX 10

SÁB 11

DOM 12

18h00 e 22h00

18h00 e 22h00

18h00 e 22h00

18h00 e 22h00

18h00 e 22h00


mostrar mais
Back to top button