. Espectáculos estrangeiros

LIFE Event No. 3

Um espectáculo de Sean Gandini e Kati Ylä-Hokkala, com Jennifer Goggans

Gandini Juggling (Inglaterra)

Interpretação
Benjamin Beaujard
Erin O’Toole
Hannah George
José Triguero
Kati Ylä-Hokkala
Kim Huynh
Sakari Männistö
Sean Gandini
Yu-Hsien Wu
Consultora artística
Jennifer Goggans
Música original
Caroline Shaw
Desenho de luz
Guy Hoare
Apoio
Merce Cunningham Trust

Língua
Ingês, com legendas
Duração
50m
Classificação
M/6

Oespectáculo Life nasceu da admiração de longa data de Sean Gandini e Kati Ylä-Hokkala pelo icónico coreógrafo norte-americano Merce Cunningham (1919-2009). A premissa era tão simples quanto ousada: pensar o que resultaria de um hipotético encontro de Cunningham com o malabarismo. O resultado consiste numa fusão perfeita da arte e virtuosismo dos Gandini com o geometrismo e a abstração espontânea do coreógrafo. Com algo mais: a transmutação para os ‘números’ de malabarismo do princípio de ‘event’ cunninghamiano. Eis um espectáculo assente na colagem de fragmentos (pré-existentes e novos), não-narrativo, e com espaço para o acaso — para o impulso interior não mediado. Ou seja, uma verdadeira aproximação à experiência do movimento em estado puro. Life baseia-se nas coreografias CRWDSPCR (1993) e Split Sides (2003), de Merce Cunningham, ambas já da sua fase de composições geradas por computador. A peça organiza se segundo a técnica de acrescentamento (polirritmia e dissociação rítmica de complexidade crescente), convocando princípios musicais, seja de Jaques Dalcroze, seja de Carl Orff.
A Gandini Juggling foi criada em 1991 por Gandini e Hokkala. Desde então, esta dupla já estreou mais de 40 criações e realizou milhares de apresentações em todo o Mundo. O ponto forte da filosofia destes criadores assenta no cruzamento da arte do malabarismo com outras disciplinas artísticas/performativas. Em 2022 trouxeram a Almada Smashed 2 — o mesmo ano em que receberam o prémio de Melhor Espectáculo de Dança, atribuído pelo The Guardian, que destacou que nesse espectáculo “os malabaristas, tal como Cunningham, tornam o ritmo visível em puzzles abstractos, de âmago iminentemente humano”.


EN Gandini Juggling’s LIFE show started off as a ‘Love Letter to Merce Cunningham’, honouring the iconic American choreographer (1919-2009): juggling acts performed according to the ‘event’, a key concept of Merce’s. For LIFE, Gandini worked closely with Jennifer Goggans, a former dancer at MCDC, while also commissioning new music from composer Caroline Shaw. LIFE (original version) premiered in January 2022 (London), and has been touring ever since.


ALMADA

Escola D. António da Costa . Palco Grande

TER 16

22h00


mostrar mais
Back to top button